Economia Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024, 23h:15 | Atualizado:

Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024, 23h:15 | Atualizado:

JURUPARI

Juiz “ressuscita” operação contra madeireiros e servidores da Sema-MT

Magistrado pediu parecer ao MPE sobre cirmes de corrupção

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

joaoportela.jpeg

 

O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, João Filho de Almeida Portela, determinou que o Ministério Público do Estado (MPMT) se manifeste, em 10 dias, sobre oito suspeitos de fazer parte de uma organização criminosa especializada no comércio ilegal de madeira. Em despacho publicado na última quinta-feira (20), o juiz pede o parecer do MPMT sobre parte dos denunciados da operação “Jurupari” - que iniciou na Justiça Federal, e que posteriormente declarou sua incompetência para julgar o caso.

Enquanto tramitava na esfera federal, foram denunciados Afrânio César Migliari, Ariovaldo Antônio Bernardon, Jandir João Bernardon, Salete Bernardon, Luana Ribeiro Gasparotto, Luciana da Silva Estevam, Reinaldo de Souza Bilio, Carla Alexa Felix de Oliveira. Entre os crimes atribuidos ao grupo -  composto por servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), além de empresários -, estão corrupção (passiva e ativa), desmatamento de terras públicos, transporte ilegal de madeiras, falsidade de laudo ambiental e outros.

Vale lembrar que a maior parte dos crimes teve sua punibilidade extinta pela Justiça Federal em razão da declaração de nulidade do processo até o recebimento da denúncia - permanecendo, porém, os crimes de corrupção nas modalidades passiva e ativa. Assim, o magistrado solicitou o parecer do MPMT sobre a viabilidade ou não da continuidade do processo apenas em relação ao crime de corrupção (passiva e ativa) contra os suspeitos.

“Diante da declaração de nulidade dos atos processuais até recebimento da denúncia, vista ao Ministério Público para manifestação no prazo de 10 dias”, determinou o magistrado. Portela já havia tornado réus dois servidores da Sema em razão das irregularidades reveladas pela operação “Jurupari” no último dia 19 de junho.

Deflagrada em 2010 pela Polícia Federal, as investigações estiveram envolvidas em polêmicas desde o seu início em razão de uma “queda de braço” nos bastidores. Com o pano de fundo eleitoral daquele ano, o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, que autorizou as diligências, além do ex-deputado estadual José Riva, ao lado da esposa, Janete Riva, disputavam os holofotes dos meios de comunicação.

Posteriormente, a Justiça Federal declinou da competência, delegando ao TJMT a condução do processo. O Poder Judiciário de Mato Grosso, por sua vez, anulou todos os atos de Julier, incluindo o recebimento da denúncia, “rebaixando” os autos para um inquérito policial.

As investigações da Polícia Federal revelaram que a suposta organização criminosa falsificava documentos para obtenção de créditos florestais e posterior venda a várias empresas madeireiras, sem qualquer intenção de exploração florestal da área. A falsificação na aprovação dos projetos contava com a participação de servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.  

Ao todo, 325 pessoas foram denunciadas e 68 empresas e propriedades rurais teriam participado ou se beneficiado do esquema, que de acordo com a denúncia causou danos ambientais da ordem de R$ 900 milhões, segundo a Polícia Federal.





Postar um novo comentário





Comentários (11)

  • Carlos Eloy pereira lencina

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 12h49
  • Tem um materia na BBC Brasil denunciando a safadeza da sema e o conluio governo, desmatador e MP.
    4
    0



  • Carlos Eloy Pereira lencina

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 12h47
  • Os caras passaram juntos com o MP a boiada da anistia de multas e os otários que fizeram tudo certinho para fazer desmatamento legal não conseguem urgência nas liberações,mas o desmatador ilegal derruba e queima,mas aí o governador Mauro Mendes faz um decreto em maio passado antes de começar as cobranças de multas e MP apoia está safadeza
    3
    0



  • Maria

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 10h44
  • Nossa que juiz gato este
    2
    0



  • De olho

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 10h44
  • Eita que o pipoco vai ser grande
    3
    1



  • Xo

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 10h42
  • Ja pode pedir musica no fantastico sema. Antro de perdição.
    3
    0



  • Mano

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 10h30
  • E as manas pegando geral na sema os novinhos chefes
    5
    0



  • Lineu

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 10h29
  • Então né, entro para ler os comentários denunciantes sobre a Sema, em todas reportagens que citam a estimada secretaria e fico me indagando até quando este descaso ambiental? É um ABSURDO a atual sema. Nós sociedades pagamos impostos carissimos para ver em midias sociais o embanjar do dinheiro público, as regalias e até mesmo a verdadeira put? desta gestão. Esta gestao nao representa a seriedade. Uma vergonha
    5
    0



  • Freakazoid!

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 09h28
  • Pega fogo cabaré!
    3
    0



  • Cuiabana

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 08h36
  • A SEMA JÁ TABEU TODOS OS RECORDES... EM CORRUPÇÃO HOR CONCUR (COMO O SAUDOSO CARNAVALESCO CLOVIS BORNAI NOS DESFILES DE FANTASIA DO CARNAVAL CARIOCA FOI UMA GLORIA) SÓ PRA LEMBRAR QUEM TEM A MEMÓRIA CURTA.
    5
    1



  • Marcos

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 06h13
  • Quer dizer que agora os 300 engenheiros envolvidos e falidos ( porque de proceesso so anda do escritório da sec) vão ter que gastar com advogado eqto a turma atual fica rindo??? Pelo amor de deus
    5
    1



  • Fernando

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 06h10
  • invés de ressuscitar operações mortas, porque não abre uma nova visando a secretária atual de meio ambiente, com as loiras velhas?? Vão ficar até quando permitindo a devasta que está a area ambiental? Qual interesse ? Todos sabem que o meio ambiente está detonado, garimpos a céu aberto, drenos no pantanal, fiscalizacao lascando multa no povo para depois oferecer um Tac milagroso que extingue a multa e todo dano em 30 diaa??? Olha soooo, MP não ta vendo? Quer dizer que quem desmata ilegal compensa mais que aguardar 04 anos para conseguir um desmate autorizado? Inversão de valores na secretaria!! Cadê o ministerio do meio ambiente para dar uma investigada na sema, vai achar mta coisa
    11
    0









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet