Um motorista vai receber R$ 10 mil de indenização por danos morais, além de lucros cessantes de R$ 820 depois que seu Volkswagen Polo 0 Km (2021/2022) apresentou defeitos menos de um mês depois de ser adquirido na Trescinco Distribuidora de Automóveis, em julho de 2021.
A indenização foi estabelecida pelo juiz da 8ª Vara Cível de Cuiabá, Alexandre Elias Filho, na última segunda-feira (27). Segundo informações do processo, o comprador, que trabalha como motorista particular, notou um “barulho” no veículo menos de mês após a aquisição. Ele levou o Polo à Trescinco para conserto, que diagnosticou que seria necessária a troca de 4 “clips” de pastilhas de freios, ficando 10 dias sem o automóvel - e também sem trabalhar.
“Passou a escutar barulhos estranhos na roda dianteira esquerda do veículo, situação que o levou no dia 10 de agosto de 2021 à Concessionária ré para conserto, momento em que restou recolhido para a oficina interna, permanecendo por lá 03 dias e tornando necessária a substituição de 4 clips da pastilha freio, não estando as peças em estoque, totalizando 10 dias de paralização das atividades laborais”, diz o processo.
O juiz Alexandre Elias Filho concordou com os pedidos e que a situação sofrida pelo motorista, que tinha um carro 0 Km em mãos, ultrapassou a linha do “mero aborrecimento”. “É de se reconhecer a enorme frustração do autor, que mesmo adquirindo um carro novo diretamente da concessionária credenciada, viu-se privado de seu veículo em razão do vício do produto, sem direito a carro reserva durante o período em que o automóvel ficou parado para os reparos necessários”, observou o magistrado.
Todos os valores ainda serão acrescidos de juros e correção monetária.