Equipes da Energisa Mato Grosso começam hoje um mutirão de manutenção em Sinop. Serão feitas podas, manutenção em estruturas e limpeza de fios de telecomunicações.
O trabalho faz parte do mutirão da empresa para ampliar a qualidade do serviço de distribuição de energia na cidade. Nesse mês de fevereiro as equipes atendem os bairros: Residencial Norte e Jardim Maringá.
As podas seguem as orientações da Secretaria de Meio Ambiente do município, que busca o equilíbrio entre o corte e a saúde da espécie onde a intervenção é necessária.
O mutirão combate os efeitos de fenômenos climáticos sobre a rede elétrica. O planejamento é realizado desde o início do ano em diálogo com moradores, empresários e poder público. Houve a intensificação de obras de infraestrutura, a troca e divisão de cargas de transformadores, assim como a instalação de estruturas para proteger a rede em situações extremas, como ventos fortes e chuvas.
O coordenador regional de Construção, Manutenção e Distribuição da Energisa, Washington Perez esclarece que vegetações de grande porte próximas às redes de energia elétrica são responsáveis pela maior parte das interrupções no fornecimento de energia. A obrigação da poda preventiva, antes de chegar à rede, é do dono em caso de áreas particulares. Já em espaços coletivos, do poder público. “O plantio de árvores sem respeitar as distâncias mínimas da rede elétrica causam uma série de prejuízos, sem falar no risco de choques e acidentes sérios. Por isso, é importante a união de todos para ter atitudes preventivas”, ressaltou.