Economia Sábado, 27 de Setembro de 2014, 00h:26 | Atualizado:

Sábado, 27 de Setembro de 2014, 00h:26 | Atualizado:

Notícia

Número de pedidos de seguro desemprego aumenta 30% em MT

 

GAZETA DIGITAL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O rigor nas regras para liberação do seguro-desemprego não impediu o crescimento no número de pedidos em Mato Grosso. Conforme registros do Sistema Nacional de Empregos (Sine), foram atendidos 68,578 mil trabalhadores com o benefício, entre os meses de janeiro a julho deste ano, sendo 30,80% a mais que os atendimentos verificados no mesmo intervalo de 2013, quando se limitaram a 52,427 mil.

Desde outubro do ano passado, o governo federal adotou novas mudanças na concessão do benefício, na tentativa de conter o aumento dos gastos e evitar fraudes. A principal delas é que o trabalhador reincidente pela segunda vez, em um período de 10 anos, no requerimento do seguro-desemprego terá necessariamente que se inscrever num curso de qualificação profissional disponível na cidade onde mora, caso não haja vagas de trabalho para encaminhamento imediato. Até 2012, essa medida era aplicada somente nos casos de reincidência do pedido pela terceira vez em uma década.

Atualmente, para ingressar com o pedido do seguro-desemprego o trabalhador deverá primeiro verificar a existência de vagas de emprego. A participação do candidato no processo seletivo será obrigatória, caso a vaga disponível seja na mesma área de atuação do último emprego e com salário igual ou maior à colocação anterior.

Nesta semana, ao procurar o posto do Sine em Cuiabá, a trabalhadora Paloma Damiano, 28, tentou ingressar com o pedido de seguro-desemprego após ser desligada da empresa onde trabalhava, como operadora de caixa. “Fui encaminhada para uma entrevista e como não preenchi a vaga, teria que ser inscrita num curso de qualificação”, relata ela. “O problema é que já estou matriculada num curso de Segurança do Trabalho do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e aí disseram que não posso ser matriculada em outro agora”.

Assim como ela, Thaíssa Monique Silva do Carmo, 26, buscou o Sine para requerer o benefício pela segunda vez em dez anos. “Eu trabalhava numa transportadora e também fiz um curso de Segurança do Trabalho, mas não gostaria de trabalhar nessa área, apesar do salário médio ser de aproximadamente R$ 2 mil por mês”.

Ao comentar a elevação nos pedidos de seguro-desemprego, a secretária-adjunta de Trabalho e Emprego da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), Clélia Borges afirma que a alta rotatividade no mercado de trabalho influencia nesse resultado. “Mas, no contexto geral do ano vigente, não haverá um aumento nas liberações de seguro em relação a 2013”. A secretária-adjunta lembra que o último ano foi encerrado com uma redução na concessão do benefício, em comparação com 2012. “Diminuiu por causa do número menor do fluxo de reincidentes”.

Coxipó - Esta semana (22), foi reativado o Posto Avançado do Sine Coxipó, localizado na Rodovia Palmiro Paes de Barros, Bairro Vista Alegre (sub-prefeitura). O local estava fechado desde abril deste ano para readequações na pintura, forro e iluminação. Cuiabá conta ainda com outros 3 postos avançados do Sine Municipal, nos bairros Pedra 90, CPA III e Centro.

A previsão da Prefeitura é colocar em operação 5 unidades na Capital. Entre os serviços ofertados estão captação de vagas, encaminhamento ao mercado de trabalho, entrada no pedido de seguro-desemprego e cursos de capacitação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A unidade disponibiliza atendimento em libras e acompanhamento de assistentes sociais. Os funcionários do posto foram contratados através do processo seletivo da Secretaria de Trabalho e passaram por treinamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e em parceria com o Sine Estadual.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet