Economia Segunda-Feira, 05 de Maio de 2014, 22h:16 | Atualizado:

Segunda-Feira, 05 de Maio de 2014, 22h:16 | Atualizado:

DEVASTAÇÃO

Produtores de MT são multados em R$ 500 milhões por desmatamento

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Em Mato Grosso, proprietários de terras embargadas por desmatamento ilegal na floresta Amazônica foram multados em R$ 500 milhões. Durante a operação Onda Verde, desde agosto do ano passado, foram mais de 130 mil hectares de terras embargadas, sendo 66 mil hectares somente no norte mato-grossense, resultando em 500 autos de infração. No Estado se concentram mais da metade das terras embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em todo o país.

Além de Mato Grosso, a investigação foi realizada nos últimos nove meses no Pará, Amazonas e Rondônia. De acordo com o fiscal Ibama, Werickson Trigueiro, há desmates realizados por grandes e pequenos produtores. "Mas a intenção não é multar, e sim permitir a regularização no setor, conforme a legislação". Participaram da Operação 50 servidores do Ibama e 40 da Força Nacional.

Para a ambientalista do Instituto Centro de Vida (ICV), Alice Thuault, ainda falta ações governamentais para coibir o desmatamento no estado. "Seria necessário que a cobrança das multas fossem revertidas para os órgãos públicos que fazem esse trabalho de atuação e fiscalização". Ela reclama ainda da dificuldade em conseguir dados do trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente.

Em nota, a Sema informou que os dados relacionados ao desmatamento no Estado são divulgados de acordo com as informações fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo a Sema, as informações estão atualizadas.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet