A desembargadora Maria Erotides Kneip completa nesta quinta-feira (23 de janeiro) 40 anos de magistratura mato-grossense. Mineira de Juiz de Fora, a desembargadora tomou posse como juíza substituta em 23 de janeiro de 1985, na Comarca de Alto Garças, inicialmente. Atuou nas comarcas de Alto Araguaia, Dom Aquino, Jaciara, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande, onde presidiu o Tribunal do Júri entre os anos de 1992 a 2011, quando ascendeu ao cargo de desembargadora.
No Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sempre teve uma postura atuante, de participar de comissões, câmaras e projetos para além da atividade jurisdicional nas câmaras de Direito Público e Coletivo.
Foi corregedora-geral da Justiça no biênio 2015-2016 e vice-presidente no biênio 2023-2024. “Completo essa data com a sensação de que valeu a pena. Valeu a pena cada dia de magistratura, cada comarca por onde eu passei, cada processo que eu estudei, cada servidor que eu pude estar junto, cada parte, advogados, promotores, colegas magistrados e desembargadores. Valeu a pena sim. A busca do fortalecimento do arquétipo da Justiça é um ideal e eu penso que viver esse ideal é confortante, é bom. Eu sou feliz pelos 40 anos de magistratura”.
“É um fato invejável que serve de exemplo para toda a magistratura. Mais da metade da vida dela dedicada ao Judiciário de forma proba, de forma honesta e que só serviu de exemplo para todos nós”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, em sua primeira sessão do Órgão Especial como presidente, realizada hoje (23/01).
Parcerias de décadas
“Estou com a desembargadora desde 1992, como ela fala, eu era uma menina. Meu crescimento profissional, social e espiritual tem um pouco dela. Escreveria um livro com todos os momentos vividos, muitas histórias de humanidade, ajudando todos que nos procuraram no Fórum de Várzea Grande, as partes, os réus, todos eram atendidos por ela, independente de horário”, relembra a assessora Neuza Miranda Correia Duarte.
O servidor Giovani Antônio Rodrigues trabalha com a desembargadora Maria Erotides Kneip há 25 anos. Ele afirma que “trabalhar com a desembargadora é simples. É uma mulher encorajadora, apoiadora, que me oportunizou grandes possibilidades no Judiciário. Eu só tenho a agradecer por todo esse tempo por estar em seu lado a auxiliando nas horas que ela precisa, assim como nas horas que eu preciso dela. Parabéns, desembargadora! Deus abençoe e dê muita saúde”.
Enfrentamento à violência contra a mulher
Uma das bandeiras encampadas pela desembargadora Maria Erotides sempre foi o enfrentamento à violência contra a mulher, sendo reverenciada como uma referência no Estado neste tema.
A magistrada participa constantemente de congressos, eventos, campanhas, projetos de lei, palestras e variados trabalhos que buscam combater a violência contra as mulheres.
Foi presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso (Cemulher-MT) entre os anos de 2017 a 2020 e nesta gestão (biênio 2025-2026) retorna à Presidência da Cemulher-MT.
O Poder Judiciário de Mato Grosso estende sua homenagem à desembargadora Maria Erotides Kneip pelos seus 40 anos de magistratura e agradece pelos préstimos em todos esses anos, em uma carreira honrosa e respeitada.
CARLOS TEC, ENFERMAGEM
Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2025, 06h38Odir Santos
Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2025, 22h14