Entrelinhas Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2025, 07h:18 | Atualizado:

Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2025, 07h:18 | Atualizado:

SAÚDE

Documentário mostra intervenção em Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

intervencao-saude-v3.jpg

 

A intervenção da Saúde de Cuiabá, uma decisão histórica em território nacional, acaba de ser eternizada em novo filme produzido pela Full Time, com direção de Rafael Afonso. A medida foi adotada pelo Governo do Estado do Mato Grosso em março de 2023 após caos da saúde pública da capital e denúncias de irregularidades na administração municipal, incluindo atrasos em pagamentos a fornecedores, falta de medicamentos e precariedade nos atendimentos de saúde.

Por meio de entrevistas a nomes envolvidos no caso, o filme é o primeiro a mergulhar nos bastidores de um dos maiores escândalos da saúde pública de Cuiabá, que teve repercussão em todo o Brasil. Durante os dez meses de intervenção, foram realizadas diversas ações, incluindo a reforma de unidades de saúde, a implantação de sistemas de gestão de medicamentos e a contratação de profissionais para suprir deficiências no atendimento.

No documentário, os principais atores da intervenção contam como encontraram a saúde da capital e detalham os trabalhos realizados durante o período interventivo para amenizar o impacto do caos para a população cuiabana. Eles também expõem a esperança de melhorias com a troca da gestão municipal.

Em um contexto nacional de forte influência política nas pastas da saúde, sobretudo desde o período da pandemia, com desvio de vacinas e colapso na saúde pública de outros estados (como Manaus, com a falta de oxigênio em 2021), o filme dirigido por Rafael Alfonso é importante para ilustrar que o caso da saúde de Cuiabá é mais uma peça dentro de um cenário político brasileiro. O documentário é coordenado pelo Instituto Ibitiraty.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • fernando

    Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2025, 09h34
  • Engração que foi patrocinado pelo Governo do Estado né. Hummmmmmmmmmmmmmmmm
    3
    0



  • Benedito Rubens

    Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2025, 08h53
  • Não mudou nada continua a mesma coisa a saúde de Cuiabá e do estado de mato grosso !!! Isso foi um show que vai custar caro para população de mato grosso. Essa picuinha que o Governo fez com à população, vai sair carimbada ele
    2
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet