Entrelinhas Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 19h:21 | Atualizado:

Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 19h:21 | Atualizado:

INSTITUTO HISTÓRICO

Promotora é empossada como sócia efetiva

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

PROMOTORA EM POSSE.jpg

 

A promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues, da 13ª Promotoria Cível do Patrimônio Público e da Probidade (Contas), é uma das novas integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Ao lado de outros 11 novos integrantes, ela assumiu o compromisso de atuar na coleta, arquivamento, preservação e divulgação de documentos de interesse para a identidade do Estado. Em seu discurso de posse, a promotora homenageou a procuradora de Justiça Julieta do Nascimento Souza, falecida em 2020, vítima da Covid-19, aos 71 anos, após 30 anos de carreira no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).

“Julieta deixou seu legado de sabedoria e humildade como alguém que ousou ser exatamente aquilo que era, e entrou para a eternidade dançando, ação que ela exercia com perfeição, confirmando que a vida é breve, mas não merece nossa indiferença e equidistância, personalidade marcante que a faz viver na memória dos que a conheceram e com facilidade a admiraram e amaram”, afiançou a promotora, ao apontar o motivo que a fez escolher Julieta do Nascimento Souza como patrona, o que naturalmente a insere de forma permanente nos seus estudos no IHGMT.

A homenageada ingressou no Ministério Público do Estado de Mato Grosso em março de 1990 e, ao longo de sua carreira, atuou em diversas comarcas, dentre elas Guiratinga, Mirassol D'Oeste, Cáceres, Santo Antônio de Leverger e Cuiabá.  Segundo Lindinalva Correia Rodrigues, em Cuiabá, Julieta foi titular da 21ª e 9ª Promotorias Criminais, sendo que, em junho de 2017, foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça, continuando sua carreira no âmbito penal, passando a responder pela 15ª Procuradoria de Justiça Criminal, tendo sido ainda Ouvidora-geral Substituta em 2019 e 2020.

Na análise da nova integrante do IHGMT oriunda do MPMT, ocupar espaços públicos e tradicionais como a Casa Barão de Melgaço reforça a luta pela constante igualdade e equidade. “Tornando eterno e relevante este momento solene, a fim de que a história de muitas mulheres invisíveis seja realçada e para que nossa caminhada seja sempre feita de mãos dadas com aquelas que nos sucederam e que haverão de continuar a caminhada”, concluiu.

IHGMT - Fundado em 1919 e reconhecido como de utilidade pública pela Lei estadual nº 815, de 8 de outubro de 1930, o IHGMT é a instituição mais longeva de Mato Grosso. Ao longo de mais de 100 anos de existência, serve de referência histórica e cultural para o Estado. A entidade funciona na Casa Barão de Melgaço, no Centro Histórico de Cuiabá.

Também foram empossados como novos membros: Diogo Marcelo Delben Ferreira Lima, Divanize Carbonieri, Francisco das Chagas Rocha, Gonçalo Antunes de Barros Neto, João Paulo Lacerda Paes de Barros, Lenine Póvoas de Abreu, Maria Rita de Oliveira Vicente Ferreira Uemura, Olga Lustosa, Rosana Leite Antunes de Barros, Padre Tiago Figueiró e Vanda da Silva. Todos receberam diplomas de novos membros pelas mãos da professora Elizabeth Madureira Siqueira e escolheram patronos que contribuíram para a história, geografia e cultura de Mato Grosso.

A atual diretoria do IHGMT é formada pela jornalista e historiadora Neila Barreto (presidente) e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec Pinto Acosta Benitez (vice-presidente), entre outros integrantes.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet