Um forte terremoto de 6,2 graus na escala Richter foi registrado neste domingo (4) (ou segunda-feira pela manhã, no horário local), no leste do Japão, abalando violentamente os arranha-céus do centro de Tóquio, anunciou a Agência de Meteorologia, acrescentando que não há risco de tsunami.
Segundo o canal público NHK, que interrompeu sua programação, ainda não há relatos de feridos.
O terremoto aconteceu às 17h18 (horário de Brasília, ou 5h18 de segunda-feira no horário japonês), com epicentro na ilha Izu Oshima, ao sul da capital, e a 160 km de profundidade. Os movimentos mais fortes foram registrados no centro da capital, completou a agência.
Já o instituto americano de pesquisa geológica (USGS, na sigla em inglês) informou a ocorrência de um sismo de magnitude 6.
Os movimentos mais intensos foram no centro de Tóquio, onde ficam os ministérios e prédios públicos do país, de acordo com dados divulgados pela agência japonesa.
As autoridades abriram uma célula de crise para obter, rapidamente, informações sobre eventuais danos, ou vítimas.
Várias linhas de trem suspenderam seus serviços para controlar as vias. O tráfego era normal no aeroporto de Tóquio-Haneda.
A companhia de energia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco) anunciou que não foi registrada qualquer anomalia no centro nuclear de Fukushima, a nordeste de Tóquio.