Polícia Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2025, 16h:52 | Atualizado:

Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2025, 16h:52 | Atualizado:

IMPUNIDADE NA TROPA

Capitã Ledur é absolvida por maus-tratos contra aluno durante treinamento

Decisão foi dada em julgamento na 11ª Vara Criminal Militar

ALEXANDRA LOPES
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

tenente ledur.jpg

 

Izadora Ledur de Souza Dechamps, capitã do Corpo de Bombeiros, foi absolvida nesta sexta-feira (7) do crime de maus-tratos contra o aluno Maurício Júnior dos Santos, ocorrido em 2016, enquanto ela ainda era tenente. A informação foi confirmada ao FOLHAMAX pelo advogado Huendel Rolim Wender.

Maurício entrou com uma ação de indenização por danos morais contra o Estado em 2021, alegando ter sido cruelmente torturado através de afogamento, quase morrendo em decorrência do ato covarde praticado pela tenente Ledur. Testemunhas arroladas no processo afirmaram que Maurício foi submetido a esforço físico desgastante, sofreu desmaio e vômitos.

Na ação, ele solicitou uma indenização de R$ 500 mil. A absolvição de Ledur ocorreu durante o julgamento realizado pela 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar. A defesa argumentou que não havia evidências concretas de que Maurício estivesse em risco iminente de vida, condição imprescindível para caracterizar maus-tratos.

OUTRO CASO

Em 2016, Rodrigo Claro, um aluno de 21 anos do Corpo de Bombeiros, morreu após passar mal durante uma aula prática na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. Na ocasião, Rodrigo foi levado a um hospital com hemorragia cerebral, onde permaneceu em coma por cinco dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular, mas não sobreviveu.

Izadora Ledur, que era instrutora de salvamento, foi acusada de perseguir Rodrigo, o afogar repetidamente durante a travessia no lago. Relatos indicam que o jovem se queixava de dores de cabeça e vomitava, mas a tenente não lhe prestou assistência. Em 2017, Ledur foi afastada do cargo de tenente após ser acusada de tortura. Contudo,  ela obteve uma promoção na Justiça, e tornou-se capitã na corporação.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet