Polícia Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 13h:05 | Atualizado:

Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 13h:05 | Atualizado:

MORTE EM VERA

Delegado cita legítima defesa de PMs: "imagens falam mais que palavras"

Análise das imagens aponta que os militares foram atacados

JAD LARANJEIRA
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

vera

 

O delegado de Polícia Civil de Mato Grosso, Bruno Abreu, que está a frente das investigações das circunstâncias da morte de Diego Kaliniski, de 26 anos, durante uma confusão de abordagem com policiais militares em Vera (458 km de Cuiabá), afirmou que, pelas imagens do episódio divulgadas nas redes sociais, os militares responderam a “injusta agressão”. Ou seja, agiram em legítima defesa.

No entanto, apesar disso, Abreu relata que aguarda o resultado do laudo pericial da Politec (Polícia Técnica) para dar continuidade às conclusões finais do inquérito policial. "Os vídeos mostram os fatos, uma resistência, policiais tomando socos, resistência dele (Diego) à prisão, pessoas encorajando o rapaz nesse ato. A gente vê ele pegando cassetete indo em direção ao policial, que tentou ir pra trás acuado, e diante de uma injusta agressão, porque ele dar uma cacetada no policial. Se se isso não for, eu não sei o que é injusta agressão. Ele repeliu isso”, disse nesta quarta-feira (8), em entrevista ao Programa do Pop, da TV Cidade Verde.

O delegado ressaltou que, em nenhuma das imagens analisadas até o momento, foi possível constatar que Diego teria sido baleado depois de caído no chão. “A imagem mostra realmente ele dando três tiros no cara em pé. Não vi e não observei ele dando tiros na vítima já deitada. Houve dois tiros antes para tentar dispersar essas pessoas e dispersar até o rapaz que pegou o cacete dos policiais, mas mesmo assim não cessou com o tiro para o alto”, explicou.

Outra questão a ser esclarecida após a liberação do laudo pericial é de quem partiu o tiro que atingiu a mão do irmão de Diego. “Por que ele tirou da mão do irmão aquele cassetete? A perícia vai informar e as testemunhas vão informar. De onde partiu aquele tiro na mão dele? Foi do policial? Não tem claramente no vídeo. Pode ter sido de uma terceira pessoa, mas provavelmente foi do policial. A gente não sabe. Tinha umas 15 pessoas ali e isso tudo a perícia vai dizer”, pontuou.

Segundo o delegado, ainda devem ser ouvida cerca de 16 pessoas que presenciaram a morte de Diego. “As imagens e vídeos falam mais que quaisquer palavras. Mas às vezes você ouve três pessoas e já basta. Mas podendo ouvir mais, melhor”, disse.

O CASO

Segundo o relato da Polícia Militar, eles atendiam uma ocorrência de perturbação do sossego na Avenida Brasil, no município de Vera. No local, eles abordaram Diego e pediram o documento do veículo em que ele estava. O jovem teria se recusado e tentado reagir à abordagem, quando a PM anunciou a prisão por desacato. Após a ordem de prisão, começou a briga entre ele e os PMs, que foi filmada por populares e amigos de Diego.

Em algumas das filmagens é possível ver o momento em que ele levanta, pega o cassetete de um dos agentes e tenta bater no policial. Em resposta, o policial faz os disparos. Nas imagens, é possível contar ao menos seis disparos. Um dos tiros atingiu o abdômen da vítima.





Postar um novo comentário





Comentários (11)

  • Sandes Almeida

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 21h44
  • Decisão mais do que justa!!!
    1
    0



  • JOSEH

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 20h39
  • Opinião: quantas ocorrências a Polícia atende por hora? Quantas terminam em mortes? Responde aí.
    3
    0



  • JOSEH

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 20h36
  • Agora que vi o cara parte pra cima com o Cacetete, daí vem os tiros, o PM foi calmo hein diante da situação, e o irmão dele de camisa azul também foi pra cima. Não tinha observado este detalhe: o Cacetete
    5
    0



  • Fabio

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 19h47
  • Rafael que abuso de autoridade você fiz? Física? A lei de abuso de autoridade abrange muita situação. Vc deve tá querendo falar de agressão física né? Com certeza cabe. Injusta agressão é um ilícito que nem precisa ser penal pra poder ser repelido. Apesar de não estar expresso no CP, tem que se analisar o bem jurídico protegido e o preservado. O bem jurídico preservado deve ser igual ou maior que o bem jurídico sacrificado. No caso na cidade de vera era uma pessoa que queria agredir pra matar ou lesionar o policial e o policial fez o mesmo revidou c tiros que acabou vindo a óbito a vítima. Agora se o policial tinha o dolo de matar ou dd apenas atirar pra neutralizar isso edepende da investigação. Não creio que o policial quisesse matar o rapaz apenas deu os tiros pra neutralizar , claro, no momento de terror, deu tiros instintivos, nao mirou no coração pra matar até pq nem daria tempo de ele fazer essa avaliacao
    4
    0



  • Rafael

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 17h39
  • Uma pergunta para quem souber responder aqui nos comentários. (Em caso de injusta agressão realizada por um policial, em uma situação hipotética de abuso de "autoridade", em que o agente da lei que seria para proteger a população passe a agredir injustamente um cidadão, esse cidadão se defenda e venha a matar o policial), essa situação, caracterizaria o mesmo justo direito de defesa contra uma ilegal e abusiva agressão, que poderia levar o cidadão ao óbito ? ah, só para não esquecermos, após diversos disparos, quando a vitima do caso dessa matéria, ele estava no chão quando recebeu o último disparo ?
    0
    10



  • fato

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 16h45
  • tem um comentario e talves uma filmagem que não foi mostrada, na hora que a policia abordou os rapazes irmãos, já chegaram rufando o pau nas costas deles, pra depois dar voz de prisão , a pessoa levar 3 ou 4 pauladas nas costas só se tiver sangue de barata pra não reagir, tem que averiguar isso também, dizem que os melicos chegaram batendo pra depois prender, ex a questão, isso é legitima defesa.
    3
    22



  • Antonio

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 16h35
  • Opinião o policial tem nos seus currículos a defesa pessoal, se você não sabe procure informar primeiro antes de tecer comentários errôneos, porém esses pessoal estão corajoso porque são incentivado por essa política de esquerda que estão aliados com os corruptos e marginais, os policiais estão apenas enxugando gelo
    9
    8



  • Do Interior

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 16h05
  • Depois de uma cheirada, o sujeito achou que fosse Super Homem, que espancaria os policiais e seria o rei da cidade. A família tem que assumir que o erro não partiu dos policiais, foi do mimadinho cheirado.
    27
    7



  • Marcos

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 15h49
  • Desculpa aí, o cara estava desarmado. Um tiro poderia ser considerado legítima defesa, mas três não. Foi desproporcional a agressão recebida.
    12
    30



  • João Batista

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 15h24
  • Resumindo quem sefud...foi o babaca que pediu para ser alvejado
    23
    3



  • Opinião

    Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023, 15h14
  • Despreparo a policia não tem treinamento em defesa pessoal....tudo resolve na pistola, um idoso derrubou dois PMs, depois algemaram de forma errada, contratem urgente um instrutores que orientem e treinem os policiais a se defenderem e tambem defender a sociedade, se toda ocorrencia terminar em morte, o melhor é não acionar a Policia.
    8
    29











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet