Uma idosa de 77 anos foi encontrada enforcada em seu quarto na madrugada deste domingo (12) em Chapada dos Guimarães (64 Km de Cuiabá).
Segundo o boletim de ocorrência, a família da idosa se preparava para viajar para o Estado do Paraná quando por volta das 3h30 da manhã deste domingo foi chamar a idosa em seu quarto, e a encontraram enforcada.
No boletim, a família conta que a idosa tinha depressão, fazia tratamento psiquiátrico, e que perdeu o marido há alguns anos, vítima do Novo Coronavírus (Covid-19). Ela também tinha ficado cega há poucos meses.
O Ministério da Saúde aponta que pessoas com depressão apresentam “sensação de tristeza, autodesvalorização e sentimento de culpa” e que “muitos se mostram mais apáticos do que tristes, referindo ‘sentimento de falta de sentimento’. Julgam-se um peso para os familiares e amigos, invocam a morte como forma de alívio para si e familiares”.
Segundo o Ministério, de 90% a 95% dos pacientes conseguem se curar do mal desde que realizem tratamento, que pode ser feito na atenção primária, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos ambulatórios especializados.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza um atendimento 24h em todo o território nacional para pessoas com tendências suicidas. Uma das formas de falar com os atendentes é pelo número 188, além do site – cvv.org.br.
Sebastião
Domingo, 12 de Janeiro de 2025, 12h41