Polícia Terça-Feira, 20 de Maio de 2014, 09h:27 | Atualizado:

Terça-Feira, 20 de Maio de 2014, 09h:27 | Atualizado:

Notícia

Ibama flagra desmate ilegal e multa fazendeiros em R$ 2,4 milhões

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagrou um grupo realizando desmate ilegal, com a técnica do ‘correntão’, em Feliz Natal (538 km de Cuiabá). Os suspeitos derrubaram cinco km² de área. O proprietário da fazenda terá que arcar com uma multa de R$ 2,4 milhões. 

A ação foi deflagrada nos últimos dias 17 de 18 de maio. A fiscalização faz parte da Operação Onda verde, que vigia o desmatamento ilegal na Amazônia periodicamente. 

De acordo com a assessoria do Ibama, os suspeitos utilizavam a técnica conhecida como ‘correntão’, em que uma corrente é presa a dois tratores que vão arrancando as árvores por onde passam. Segundo o Ibama, a técnica é ilegal e pode varrer grandes áreas florestais em pouquíssimo tempo. 

Somente os elos da corrente chegam a pesar 30 quilos cada. A força que os veículos fazem é tão grande que somente os tratores de esteira são utilizados neste tipo de prática criminosa. 

Os operadores das máquinas disseram aos servidores que estavam cientes que a prática é considerada ilegal. Contudo eles afirmaram que eram donos do território e que apenas cumpriam ordens. 

Conforme o Ibama, a fazenda vinha sendo monitorada por meio de imagens de satélite há algum tempo. A ação foi rápida e contou com uso de helicóptero para evitar a derrubada de árvores em mais de 2 mil hectares, aproximadamente 20 mil km², porém ao menos, 5 km² foram abatidos. Toda a área desmatada será embargada. 

De acordo com o gerente executivo do Ibama, Waldivino Gomes, a rapidez e agilidade são armas fundamentais no combate ao desmatamento ilegal. “O uso das aeronaves, veículos adaptados e imagens de satélite proporcionam precisão e agilidade para darmos o flagrante, apreendermos equipamentos e enquadrarmos na lei os culpados.” 

LISTA SUJA

Em 2013, o município de Feliz Natal saiu da lista suja do desmatamento da Amazônia, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A lista criada em 2007, enquadrava 43 municípios impondo várias sanções e determinou o embargo ao crédito rural para propriedades sem Cadastro Ambiental Rural. Mato Grosso possui 19 municípios na lista. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet