Polícia Sexta-Feira, 28 de Junho de 2024, 22h:05 | Atualizado:

Sexta-Feira, 28 de Junho de 2024, 22h:05 | Atualizado:

PM DO EXTERMÍNIO

MPE critica Justiça Militar por "obstáculos" em investigação; veja denunciados

Promotores qualificam policiais como milicianos

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

simulacrum.JPG

 

As Promotorias de Justiça que integram o Núcleo de Defesa da Vida do Ministério Público do Estado de Mato Grosso ofereceram seis denúncias contra policiais militares investigados por homicídios em Cuiabá e Várzea Grande. As denúncias são resultado das investigações oriundas da operação Simulacrum, deflagrada em março de 2022 pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual.

Na ocasião, a 12ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá expediu 34 mandados de busca e apreensão e de medidas cautelares diversas. Ao todo, foram denunciados 68 militares e 01 segurança particular, sendo que alguns aparecem mais de uma vez.

Nas denúncias, os promotores de Justiça que integram o Núcleo de Defesa da Vida destacam que chama a atenção a escalada da letalidade nas intervenções policiais militares na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande. “No ano de 2023 mais de um a cada três homicídios foram cometidos por policiais militares, situação que torna urgente e necessária a atuação do Sistema de Justiça no sentido de estancar a sangria desenfreada e que mira setores específicos da sociedade, jovens que habitam as periferias, em geral marcados pela cor da pele e pela condição social de pobreza”, afirmam os promotores de Justiça.

Os fatos apurados, segundo o MPMT, resultaram em 23 homicídios consumados, isso sem contar outras nove vítimas que conseguiram escapar com vida. “De modo global, as perícias revelaram uma quantidade de disparos efetuados pelos policiais totalmente descondizente com as situações de “conflito” sugeridas nos dados oficiais registrados pelos próprios milicianos. Em todos os casos, a Politec revelou a não preservação e intensas alterações nos locais dos crimes”, acrescentaram.

Entre os exemplos citados, estão casos em que o veículo utilizado pelos supostos “assaltantes” foram alvejados por mais de 100 disparos de arma de grosso calibre, sem registro de sequer um disparo na situação oposta. “Outro ponto em comum, que chamou a atenção das autoridades, é que sempre havia a figura de um ‘segurança-vigilante’, que passava informações de locais para assaltos fáceis e lucrativos, todavia no momento do deslocamento, os indivíduos cooptados eram interceptados e mortos por policiais militares, os quais comumente narram nos boletins de ocorrência que teriam recebido  ‘informações anônimas’ sobre o suposto assalto, motivo pelo qual planejaram uma ‘abordagem’, momento em que teriam entrado em ‘confronto’ com os ‘criminosos’”, diz outro trecho da denúncia.

Em todos os casos da “Operação Simulacrum”, conforme os promotores de Justiça, os inquéritos no âmbito da Justiça Militar acabaram, inclusive juridicamente, colocando obstáculos à real e efetiva apuração dos desvios de conduta apurados. De acordo com as investigações, o grupo seguia etapas semelhantes.

Uma pessoa, no caso o segurança particular, agia como informante dos policiais e recrutava as vítimas para realização do suposto crime patrimonial. Em seguida, havia a preparação à ação policial simulada, depois a reunião com as vítimas e por último a etapa da recompensa, quando o segurança particular recebia pelos serviços prestados de cooptação das vítimas e participação na empreitada criminosa. 

Os fatos chegaram ao conhecimento da PJC e do MPMT após confissão de um dos envolvidos, que atualmente está inserido no Programa de Proteção às Testemunhas.

DENUNCIADOS

Diogo Fernandes da Conceição

Raffael Garcia Marvulle

Altamiro Lopes da Silva

Maurício Alves Pereira Junior

Alersony Christian Gomes de Arruda

Wilson Ulisses Alves de Souza

Edson Willian de Arruda

Leonardo de Oliveira Penha

Jonatas Bueno Trindade

Marcos Antônio da Cruz Santos

Allan Carlos Miguel

Claudio Batista Leal

Ageu Leal Silva

Heron Teixeira Pena Vieira

Jairo Papa da Silva

Jonathan Carvalho de Santana

Altamiro Lopes da Silva

Antônio Vieira de Abreu Filho

Arlei Luiz Covatti

Diogo Fernandes da Conceição

Genivaldo Aires da Cruz

Heron Teixeira Pena Vieira

Ícaro Nathan Santos Ferreira

Jairo Papa da Silva

Jonathan Carvalho de Santana

Jorge Rodrigo Martins

Leandro Cardoso,

Marcos Antônio da Cruz Santos

Thiago Satiro Albino

Tulio Aquino Monteiro da Costa

Vitor Augusto Carvalho Martins

Wesley Silva de Oliveira

Paulo Cesar da Silva





Postar um novo comentário





Comentários (9)

  • Helio Garcia

    Sábado, 29 de Junho de 2024, 14h30
  • Por isso que ficam fazendo evento social, corrida de rua dia da criança, puxando saco de político, pra tentar limpar a imagem, mais caiu na mão do MP filho, político nenhum ajuda
    1
    0



  • João

    Sábado, 29 de Junho de 2024, 08h54
  • Prender criminoso nada né? De novo invertendo valores, soltando bandido e prendendo trabalhador!
    8
    4



  • Antonio

    Sábado, 29 de Junho de 2024, 07h28
  • Tá aí o motivo do aumento da criminalidade, o ministério público está preocupado com os marginais e disque investiga, mas somente a galinha morta no caso os militares, porém esqueci que como eles dizem que em todos os casos existe um suposto segurança cooptado pela força de segurança, porém na sua ingenuidade esquece que o militar tem o serviço reservado que levanta o movimento dos criminosos e a polícia quando atua já vai tentar evitar o delito porém quando os marginais estão com o objetivo de fazer o que não deve quando abordado nem sempre entrega, saiam do ar condicionado e passe pelo menos uma semana com as forças de segurança principalmente quando haver o confronto aí vamos ver se terão esse posicionamento
    9
    4



  • Bernardes

    Sábado, 29 de Junho de 2024, 07h18
  • Não morreu nenhum santo. Tudo bandidos da pior espécie. O MP deveria levar esses anjinhos pra trabalhar nas suas chacaras, associação do MP, AMAM, etc. Esses vermes, jamais sairão pela porta da frente do fórum, nas vergonhosas audiências de custodias. Pronto.. falei...
    11
    3



  • Milton

    Sábado, 29 de Junho de 2024, 06h57
  • Só matou bandido, parem de Show
    10
    2



  • Saulo

    Sexta-Feira, 28 de Junho de 2024, 23h18
  • Bem que o MP poderia adotar esses bandidos. Levar pra casa.
    10
    3



  • Roni

    Sexta-Feira, 28 de Junho de 2024, 22h57
  • Bando de carniceiros covardes!! Só mata os P's, preto, pobre e puta!!! Depois agem como se fosse um serviço...
    5
    10



  • FAZ O L !!!!!!!

    Sexta-Feira, 28 de Junho de 2024, 22h42
  • Estes milicianos cria do Genocida tem que ser presos!!!!!! STF vai botar ordem nesta turma com câmera obrigatória nas fardas!!!!! Chupa que é de uva seus bandidos!!!!!!
    4
    11



  • Marcos Justos

    Sexta-Feira, 28 de Junho de 2024, 22h18
  • MP lixo!!
    7
    3









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet