Polícia Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 00h:55 | Atualizado:

Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 00h:55 | Atualizado:

ESTADO DE CHOQUE

MT envia helicóptero para guerra contra facções em Rondônia

Faccionados impõem medo em estado vizinho

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

helicoptero-mt.JPG

 

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) enviou um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), nesta terça-feira(14), para apoiar uma operação no residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho (RO), que tenta combater o ataque de criminosos contra a polícia da cidade. Mato Grosso é o único estado a enviar apoio para combater os ataques de uma facção na capital rondoniense.

De acordo com a Sesp, a equipe enviada está ajudando as forças policias nas rondas, dando suporte terrestre e em outras operações aéreas. Cerca de 60 agentes da Força Nacional também foram enviados e outros devem chegar nos próximos dias.

A operação em Rondônia teve início na segunda-feira (13), após ataques contra a Polícia Militar. Na última sexta-feira (10), uma viatura da Polícia Militar foi atacada a tiros durante uma perseguição, na Zona Leste de Porto Velho, próximo ao residencial Orgulho do Madeira. Através de imagens divulgadas pela PM, é possível ver o momento em que acontece uma intensa troca de tiros entre os suspeitos e policiais.

Durante um confronto, a motocicleta e uma pistola usada pelos suspeitos foram deixada para trás. Já no domingo (12), o cabo da Polícia Militar, Fábio Martins, foi morto com seis tiros na cabeça. O agente morava em um dos apartamentos e estava de folga no dia, segundo a PM. O suspeito de envolvimento no crime foi preso.

Além disso, segundo a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) de Rondônia, na noite de domingo, suspeitos tentaram explodir um totem de segurança no residencial. Até o momento, eles ainda não foram localizados.

Na madrugada desta quarta-feira (15), criminosos intensificaram a onda de ataques a ônibus em Rondônia, mesmo após o envio de apoio da Força Nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Durante a noite de terça-feira (14), criminosos também queimaram um carro de um morador e tentaram atear fogo em uma viatura da PM. Desde a segunda-feira (13), 26 ônibus foram incendiados em Rondônia.

A violência associada às facções criminosas em Mato Grosso também tem deixado rastros de brutalidade e medo em várias regiões do estado. Desde o lançamento em novembro de 2024, o programa 'Tolerância Zero ao Crime Organizado' vem desempenhando uma série de ações de combate.

Uma das principais iniciativas é a criação da Secretaria de Justiça. Durante o lançamento do programa, foi anunciado a ampliação do efetivo da Polícia Militar, com a convocação de 200 soldados, 30 oficiais e 15 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, o sistema prisional será fortalecido com a nomeação de 55 novos policiais penais.

Na Polícia Civil, o reforço inclui 15 delegados, 23 escrivães e 56 investigadores de polícia. As contratações visam atender à crescente demanda por investigações e ações de combate às facções criminosas que atuam no estado.

Para descentralizar o combate ao crime organizado, o governo anunciou a criação de quatro delegacias especializadas no enfrentamento às facções, que serão instaladas nos municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Sinop.





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • João

    Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 09h05
  • Mauro Mente que aparecer, a Policia não ta dando conta nem aqui de MT, ai manda uma tropa pro estado RO.
    0
    1



  • luis

    Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 08h40
  • Esse DesGoverno não resolve os problema da criminalidade em MT, o que quer intrometendo em outro Estado ??? Levando em consideração o que estamos presenciando em todo o Estado, algum interesse há ... !!!
    0
    1



  • Lud

    Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 06h52
  • O governo fazendo festa com dinheiro dos contribuintes mato-grossense, não consegue controlar a violência das facções em MT, tá de palhaçada, quer se aparecer na mídia.
    0
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet