Polícia Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 18h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 18h:00 | Atualizado:

MORTE GRAVADA

PC lamenta incitação a agressão contra PMs e dispara: "fica a lição"

Delegado considera parcela de culpa da sociedade por tragédia

JAD LARANJEIRA
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

bruno abreu

 

Os policiais que atuaram na abordagem policial que resultou na morte de Diego Kaliniski, de 26 anos, não estão mais na cidade de Vera, onde aconteceu a fatalidade. A informação foi dada ao FOLHAMAX pelo delegado da Polícia Civil de Mato Grosso que está à frente das investigações, Bruno Abreu. 

Outra questão levantada por Bruno Abreu é o incitamento das pessoas que estavam ao redor e presenciaram as cenas. Em diversos momentos, as imagens mostram populares tentando "partir para cima" dos policiais, que chegam a serem agredidos.

“Dois policiais e 15 pessoas no local. Várias impedindo a atuação do policial além de incentivar encorajar no meu ver a vítima resistir à prisão. Quem são aquelas pessoas? O policial não sabe se tem gente armada, como qualquer ser humano também tem medo de morrer como já ocorreu vários casos de morte de policiais nesses tipos de ocorrência. Não digo nem policiais, amigos defendendo o outro e morre. O que eu digo, é muito, mas muito provavelmente se não tivessem esse impedimento por terceiros nessa ocorrência nada disso teria ocorrido”, desabafou.

O delegado fez ainda um alerta social. “Que fique de lição pra população não se meter em ação policial ou até qualquer ação de alguém que esteja armado, salvo o próprio policial. Aí, ele por lei tem que intervir. Se as pessoas não estivessem encorajando a vítima naquele momento, esse fato não teria ocorrido. Ele teria sido preso, levado, seria solto e esse fato não teria ocorrido. É uma parcela de culpa da sociedade que colaborou com esse evento", ressaltou.

Bruno destacou que os policiais ainda tentaram dispersar a multião com tiros. "Dois disparos foram realizados pelo sargento que estava atrás, no momento em que a vítima tomou a arma do outro policial. O sargento deu dois tiros para o alto e isso não foi suficiente para cessar a agressão. Logo depois, o soldado que teve o cassetete retirado da sua mão, mesmo recuando e contra a parede, se viu naquela situação e efetuou os três disparos como único meio que ele tinha no momento, já que o outro mais moderado, foi tirado da mão dele pela vítima", afirmou.

Diego foi atingido por três tiros, ao resistir à prisão da PM, no domingo (5), próximo a um bar. A abordagem foi filmada por diversos moradores que estavam no local e compartilhada nas redes sociais, que levou inclusive o caso à repercussão nacional, diante da dúvida sobre a conduta dos militares.

Abreu revelou ainda que nesta segunda-feira encaminhou um ofício ao Comando-Geral da Polícia Militar para que os policiais se apresentem na delegacia para prestar depoimento, bem como entregarem as armas usadas por eles para que sejam apreendidas. Os policiais militares envolvidos na abordagem foram afastados dos cargos.

Em nota, a Polícia Militar informou o afastamento dos agentes e disse que uma investigação também foi aberta para apurar o caso. O Governo do Estado também se posicionou e enfatizou que não compactua com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade.

Segundo o delegado, ainda devem ser ouvidos na oitiva do caso cerca de 16 pessoas que presenciaram a morte de Diego. “As imagens e vídeos falam mais que quaisquer palavras. Mas às vezes você ouve três pessoas e já basta. Mas podendo ouvir mais, melhor”, disse.

O CASO

Segundo o relato da Polícia Militar, eles atendiam uma ocorrência de perturbação do sossego na Avenida Brasil, no município de Vera. No local, eles abordaram Diego e pediram o documento do veículo em que ele estava.

O jovem teria se recusado e tentado reagir à abordagem, quando a PM anunciou a prisão por desacato. Após a ordem de prisão, começou a briga entre ele e os PMs, que foi filmada por populares e amigos de Diego.

Em algumas das filmagens é possível ver o momento em que ele levanta, pega o cassetete de um dos agentes e tenta bater no policial. Em resposta, o policial faz os disparos. Nas imagens, é possível contar ao menos seis disparos. Um dos tiros atingiu o abdômen da vítima.

 





Postar um novo comentário





Comentários (35)

  • Joana

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 11h16
  • Aos ignorante jurídicos que estão criticando o Delegado, acredito que vocês não sabem absolutamente nada sobre legítima defesa. A LD não se trata de matemática que basta somar 1 + 1 = 2, trata se de uma análise subjetiva complexa, e mesmo diante de tudo na minha visão o Delegado foi prudente ao tecer seu entendimento, a sua visão com base nos vídeos espalhados em todas as redes sociais e deixou claro, que somente após o resultado o IML, perícia das armas, e pericia do local do crime que será possível DECIDIR. Na minha visão o delegado foi imparcial, correto e técnico. Parabéns doutor pelos anos e anos de estudos!! ???
    4
    1



  • Felipe

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 10h52
  • Eu sou um cara que não gosta muito de polícia e muito menos dessa lambeçao que os cidadões de bens tem com os policiais. Todavia, nessa abordagem eu tenho que ficar do lado dos policiais. A pessoa enche o tob4 de cachaça e parte para cima da polícia, inclusive tomando seu material defensivo e menos lesivo "cacetete", o que cuminou com um reação mais energica. Importante a população entender que em caso como esse, o rapaz sairia da delegacia no mesmo dia ou no máximo passar a noite e sair no outro pela manhã . Mas consciência a população.
    4
    1



  • Nana

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 09h59
  • Ontem vi um post no twitter dos EUA, onde a população aclamava um policial que perdeu a vida durante o trabalho. No comentário eles diziam que os policiais ganhavam muito pouco para defendê-los. No Brasil, vemos a população defendendo os bandidos. Não haveria morte do meliante, se não houvesse resistência a prisão e se as pessoas locais não tivessem incentivado.
    8
    1



  • JOSEH

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 09h10
  • Elias: tomara que encontre uns delinqüentes destes por 9nde andar ok. Olhando a foto de capa da matéria EU pergunto: será que ele pensou que era uma briga igual ele armava na escola e nos lugares onde frequentava???
    7
    0



  • dalton blanc

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 09h05
  • fica a lição... esta declaração é a prova de que nem mesmo este "profissional" que faz esta afirmativa está preparada para lhe dar com populares! se fosse um dos seus certamente não resumeria esta tragédia como uma "lição"! despreparados !
    3
    7



  • Tiradentes

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 08h38
  • A sociedade tem de aprender a respeitar a policia de um modo geral. Não é porque um criminoso ganhou certa eleição por ai que vai virar anarquia. Lamento pela jovem vida ceifada . Mas a força policial não e diversão e sim trabalho sério e perigoso.
    9
    1



  • RSANTOS

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 08h30
  • Morreu tarde quem manda agredir a policia, todos que estão excitando as agreções contra os policiais, devem ser indiciados também..
    4
    1



  • Benedito da costa

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 08h12
  • Não ouve agressão contra esses policiais, foi disparado contra o jovem sem que ele tivesse qualquer reação adversa a dos policiais. Ouve sim resistência do rapaz e insistência da prisão por parte dos polícias. Não ouve negociação que poderia ser ocorrida, visto que no caso apresentava aptidão pra isso. Sem contar ainda que os policiais ja sabia que o rapaz estava desarmado, sem perigo eminente.
    1
    9



  • Pacato cidadão

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 07h23
  • A opinião do Sr. Delegado detentor de conhecimentos gerais em segurança pública sobressai sobre a dos vagabundinhos e vagabundinhas mimizentos, QUE SIRVA DE LIÇÃO para aqueles que enchem o toba de álcool, outros de drogas e muitos de álcool e drogas e acham que podem fazer e acontecer que são donos do mundo, que podem agredir tentar arrebentar a cabeça do policial com barra de ferro vai morrer mesmo, vai pro colo do capeta mesmo, agora para de choro tá mimizentos ou então vou lhes dar uma mamadeira de 28 cm pra vocês mamarem
    31
    2



  • Elias

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 06h42
  • A verdade todos tá errado primeiro a polícia tinha que chamar reforço segundo população tinha que manter a calma conversar tentar resolver melhor forma outra coisa polícia era para tá usando arma de choque
    2
    31



  • MARIA TAQUARA

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 06h38
  • Não é a primeira vez que tem vídeo de povo do interior partindo para cima de policiais, houve um episódio desses em Poxoréu tempo atrás
    31
    0



  • Jeremias o Sábio

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 05h43
  • Foi uma tragédia terrível, jovens sem noção do que estavam fazendo, equipe policial pequena para a situação. Caso o rapaz tivesse sido detido, passaria a noite na cadeia e sairia no outro dia.
    20
    2



  • Me representa!

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 03h53
  • Esse delegado tem meu respeito! Discurso técnico e imparcial, está de parabéns! Doutor, não se deixe abalar por meia dúzia de MARGINAIS que vem tentar descredenciar o seu trabalho.
    37
    3



  • junior silva

    Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023, 02h26
  • Infelizmente por uma atitude de braveza do rapaz, foi alvejado várias vezes, atitude errada diga-se de passagem, agora não entendi pra que tantos de pistolas quem podem neutralizar se feito corretamente, se ele cometeu crime, tem que ser levado para a delegacia, agora executar como foi feito sem o meliante estar representando perigo real aos policiais como portar armas seja ela de fogo ou faca. Porque não chamou reforço, cadê a polícia cível? Essa é uma junção de erros dos atores envolvidos que culminaram na morte do rapaz.
    2
    26



  • Sociedade

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 23h49
  • Cidade de Vera esta cheio de vagabundo arruaceiro isso sim
    33
    0



  • Sociedade

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 23h47
  • Esse deveria ser o bravao .....
    23
    1



  • Carlos

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 23h37
  • Dia 08/01/2023 vários cidadãos agrediram policiais em Brasília durante a invasão ao congresso, deveria o policial ter sacado a arma e matado todos os agressores?
    9
    24



  • Cpa

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 23h33
  • Infelizmente tem um só nome. BOLSONARO "O MITO". Quem sempre incitou a violência, o ódio, a discriminacao.
    6
    33



  • Amigo

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 23h31
  • Se o cara respeitasse as autoridades nada disso tinha acontecido, quer dar um de valentão, não respeita ninguém, fazer o que.
    32
    1



  • Luan arruda

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 23h01
  • Vera Marconatte você uma demente de quinta categoria, vá se tratar.
    1
    0



  • Dejamil

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 22h56
  • Eu tinha duvida. Agora ficou tudo muito claro. LEGITIMA DEFESA INJUSTA AGRESSÃO.
    29
    0



  • Antonio Neto

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 22h31
  • "Chegam a serem" Todos os textos deveriam ser corrigidos.
    1
    0



  • Paulo Müller

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 22h25
  • Por mais terrível que foi a cena, ela serviu para mostrar de forma clara que não houve excesso. Diante da iminente agressão o policial se defendeu. Sou ferrenho crítico das ações desastrosas da PM mas nesse caso os policiais tem minha solidariedade.
    31
    2



  • JOSEH

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 22h10
  • Vera Marconatte: espero a Sra NÃO passar por uma situação que passei: em 2021 em plena Fraudemia e alto índice de mortesdo Consórcio G1 da Globolixo teve uma "tal" Resenha a noite na casa no fundo da minha, pois é, 3h da manhã o SOM DESTES CARROS EQUIPADOS tocavam uns 3 carros ao mesmo tempo, janelas e portas da minha casa, tremiam e pior, liguei pra Polícia e Eu tinha que ir pra Delegacia, pergunto: a Sra iria??? Pense bem!
    11
    2



  • JOSEH

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 22h00
  • Feliphe: é isso, ótimo comentário.
    2
    0



  • Bruno

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 21h45
  • Ruim a fala dele que não tira as dúvidas. O PM poderia ter dado tiro não fatal? O último tiro foi necessário? Cadê a opinião de especialista em segurança, imparcial? Governador arrogante, que acha que tá td ótimo e somos 1? mundo. Cadê a arma de choque e câmera na farda, pro policial não depender de 3? filmar???
    2
    7



  • Feliphe

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 21h24
  • Quem vocês acham que são seus amigos? Amigo não te deixa em situação de risco. Amigo de verdade é o primeiro a falar que você está errado e te pede pra parar. Pessoas na rua que dizem gostar de você são muitas. Quem gosta de você realmente às vezes conta-se com uma das mão. Alguém mais percebeu durante os vídeos que após o rapaz levar os disparos e provavelmente já sem vida, vários "amigos" circulam no vídeo com um copo de bebida na mão? Fica a dica para os jovens de hoje. Tenho pouco mais de 30, mas assim como os mais experientes já tive a idade de vocês. Ouçam seus pais. Parece clichê, mas eles sim amam você, com algumas exceções! Esse monte de amigo aí só vai te levar para o buraco e depois você se vê sozinho. Outra coisa, respeitem a palavra AUTORIDADE. Um exemplo são seus pais... eles podem até estarem errados, mas respeitem. Polícia, respeitem. Se eles estão abusando de algum poder, existe outra forma de se questionar isso. Não indo pra cima com um cacetete de um policial com a arma em punho. Ele não vai esperar você acertar a cabeça dele pra depois atirar. E na adrenalina do momento não vai tentar mirar o seu pé para atirar. Pensem como querem viver!
    51
    2



  • Regis Santana

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 21h24
  • Antes que algum golpista do Bozo fale besteira, eu votei no Lula e estou com o delegado nessa. A polícia tem que ser mais respeitada pela população. Onde não se respeita Leis, a desordem impera.
    31
    6



  • Pacato cidadão

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 20h43
  • Imagina você chegar do trabalho cansado e escutar seus filhos reclamando que não podem estudar por causa do som ensurdecedor, seu pai sua mãe avó com algum problema de saúde e o som infernal , voce não tem como nem assistir televisão, a gente se sente impotente, muito entristecido, não pode reclamar porque os vagabundos arruaceiros baderneiros estão sob efeito de álcool, outros de drogas e muitos de álcool e drogas, te ameaçam espancar pegar sua família, dizem que são de facções para amedrontar ainda mais os incomodados com o som alto, passa um monte de besteiras nessa hora da cabeça da gente, quem me dera se todos os arruaceiros baderneiros tivessem o mesmo destino ir incomodar o capeta no inferno
    34
    1



  • JOSEH

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 20h21
  • Fica a Lição pra TODOS arruaceiros (as): alguém ligou e solicitou a presença do Estado, houve reação de vários pro desfecho da ocorrência.
    32
    1



  • JOSEH

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 20h14
  • Pode indiciar TODOS que ficaram em volta (redor) do morto, o de camisa azul e outro de camisa branca SÃO os culpados de incitar o delinqüente. Fica a Lição pra turma do L.
    30
    4



  • Sifu

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 19h14
  • Morreu de graça por achar que era o fodão, ele foi até louco pra arrebentar a cabeça do policial tomou os pipocos que chegou a ficar parado no ar no momento deve ter pensado morri de graça fui pagar de brabo mas nem todo mundo tem sangue de barata me ferrei
    33
    2



  • Roberto

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 18h48
  • Se diziam amigos e tiveram participação no desfecho trágico, policiais agiram corretamente, só quem está na situação sabe o que passa, respeito a policia é obrigação.
    33
    2



  • João Batista

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 18h46
  • As declarações do delegado acaba com os mimimi de vagabundos arruaceiros
    39
    2



  • Vera Marconatte

    Segunda-Feira, 06 de Fevereiro de 2023, 18h12
  • Esse delegado deve ser afastado do inquérito pois já mostrou sua parcialidade e corporativismo. Deveria ser contratado como advogado de defesa dos policiais assassinos, pois é isso que está fazendo. Como responsável pelo inquérito ele não pode antecipadamente dar opiniões sobre a conduta dos policiais e muito menos justificar antecipadamente a ação criminosa deles. Então o inquérito já nasce contaminado pela falta de isenção da autoridade responsável pela apuração dos fatos.
    6
    66











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet