A Polícia Militar iniciou na tarde desta quinta-feira (22-05) o Ciclo de Estudo da Polícia Militar/2014. A abertura foi feita no auditório do Comando Geral da PM, em Cuiabá. Organizado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip), o ciclo tem o formato de painéis, sendo as discussões realizadas mensalmente até dezembro deste ano.
O ciclo de estudo vai discutir tendências, parâmetros e perspectivas contemporâneas do Sistema de Ensino das Polícias, nacionais e internacionais.
Durante o primeiro painel do ciclo - ‘Polícia Comparada’-, foi exposta a experiência vivida por policiais militares em outros países, seja por meio de intercâmbio profissional ou de estudo. Com o exemplo da Polícia Francesa e Israelense. Também foi abordado o policiamento realizado pelas polícias Japonesa, Inglesa e Americana.
De acordo com o diretor da Deip, Wilquerson Felizardo, "além do debate sobre tendências de policiamento, a ideia do ciclo é estabelecer um panorama da conjuntura atual, sobretudo do cenário sociopolítico, no que se refere à segurança pública, tendo em vista as manifestações populares que vem acontecendo por todo Brasil e os eventos internacionais, como exemplo a Copa do Mundo".
Para o comandante geral adjunto da PM, Genilson Antonio Secchi de Ávila, o ciclo de estudo é importante para o crescimento intelectual e profissional dos policiais. “É um momento de troca, de compartilhamento e produção do conhecimento e interação de todos”. Participaram do deste painel policiais comandantes e diretores de unidades militares e aspirantes da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV).