A Polícia Judiciária Civil promove neste sábado (17.05) o seminário “Investigação Policial e Crimes de Homofobia”, no auditório da sede da Diretoria Geral. O evento coordenado pela Secretaria Executiva do Grupo Estadual de Combate a Homofobia (GRECO), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), reune 62 profissionais na área da segurança pública para debater os crimes de homofobia.
Participam da capacitação com carga horária de 10h, 30 policiais civis, sendo 26 delegados do curso de formação na Acadepol e ainda 2 peritos recentemente ingressados na carreira.O objetivo é discutir os aspectos legais, culturais e sociais dos crimes cuja motivação é a homofobia.
O encontro visa orientar também os servidores para os elementos teóricos e práticos no trabalho desenvolvidos, no dia a dia das unidades policiais e também nos locais de crimes.
Durante a solenidade de abertura, o Secretário Executivo do Grupo Estadual de Combate à Homofobia (GRECO), Rodrigues de Amorim Souza, agradeceu a presença e destacou a importância a data escolhida para a realização do evento, sendo em 17 de maio do ano de 1990, quando a Organização Mundial de Saúde retirou a questão do homossexualismo do código internacional de doenças. Rodrigues também lembrou outra data marcante “28 de junho” quando se iniciou nas lutas sociais do movimento LGBT em busca do respeito e cidadania.
Na primeira palestra, o delegado geral da Polícia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, discorreu sobre o tema “Inteligência Policial no Enfrentamento e Combate as Homofobias”. Foi apresentado aos participantes algumas ações da PJC, como por exemplo, Mato Grosso ser o primeiro estado da Federação a inserir um campo novo no sistema eletrônico de registro de boletim de ocorrência, com a motivação homofobia , além de cerca de 500 servidores treinados na capital e interior.
“Estamos caminhando em passo firme e largo para conquistar cada vez mais o respeito ao ser humano, respeitando as diferenças e as opções pessoais e profissionais de cada pessoa”, disse o delegado Anderson Garcia.
O evento conta com a participação do delegado de polícia do Estado de Sergipe, Mario de Carvalho Leony, titular da 1ª Divisão da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), e especialista em Ciências Criminais e Gestão Estratégica em Segurança Pública, que ministrou palestra com o tema: “Investigação Policial e Crimes de Homofobia”.
Outros temas como “Legislação, Doutrina e Entendimento dos Tribunais”, lecionado pelo Promotor de Justiça, Alexandre de Matos Guedes. “Ações desenvolvidas pelo Terceiro Setor”, palestrada pelo representante da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Professor Mestre Clóvis Arantes, e “Identidades LGBT’s, Políticas Públicas e Homofobia no Mato Grosso”, ministrada pelo Professor Doutor Moises Alessandro de Souza Lopes, também ser]ao discutidos no Seminário, com encerramento previsto para às 17h.
Participaram do seminário Secretario Executivo do Grupo Estadual de Combate à Homofobia, Rodrigues de Amorim Souza, o Delegado Geral da PJC, Anderson Garcia, o Diretor de Inteligência, Marcelo Felisbino Martins, o Coronel da PM Medeiros, a delegada de polícia aposentada Thais Camarinho e representantes do Movimento LGBT.