O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a inclusão de informações voltadas à conscientização sobre a importância da doação de órgãos em materiais didáticos das escolas da rede pública de ensino. O Projeto de Lei ( nº 94 / 2025) prevê conteúdos adaptados por faixas etárias e nível de escolaridade, contendo informação sobre o processo de doação, impacto positivo na vida de quem recebe e papel social da doação.
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta uma crescente demanda por transplantes, entretanto a escassez de doadores é uma realidade dolorosa. Segundo Guarnieri, o objetivo é alcançar as novas gerações para que se conscientizem da importância desse ato de solidariedade e respeito com o próximo.
“Acreditamos que a educação é a chave para uma sociedade mais solidária, informada e consciente de seus deveres cívicos. Ao incluir conteúdos sobre doação de órgãos nos materiais didáticos de escolas estaduais e municipais, esperamos não apenas esclarecer o tema, mas também incentivar conversas transformadoras entre alunos, famílias e comunidades, inspirando empatia e compaixão”, acrescentou o parlamentar.
O projeto foi apresentado na sessão ordinária de quarta-feira (5/2).
Central de Transplantes
Em 2024 o Mato Grosso realizou 36 captações de órgãos por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT). No mesmo período também foram coletadas 552 córneas e realizados 417 transplantes de córneas no estado.
Os órgãos captados foram direcionados para outros estados como Distrito Federal, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná.