Política Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 09h:32 | Atualizado:

Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 09h:32 | Atualizado:

APROXIMAÇÃO COM PL

Aliados apostam em Mauro para o Senado com apoio de Bolsonaro

Nesse cenário, o atual governador de MT escolheria o candidato ao Governo

FOLHA DE S. PAULO

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mauro-bolsonaro

 

Aliados do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), veem chances de aliança do gestor com o PL visando às eleições de 2026 no estado. Mendes é cotado para disputar o Senado no próximo ano, quando duas vagas por estado estarão em jogo.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro quer lançar o deputado federal e ex-senador José Medeiros para o Senado.

O PL local, entretanto, tem sinalizado que pode lançar candidatura própria ao governo estadual. Mas parlamentares próximos a Mendes apostam que é possível firmar uma aliança com o partido de Bolsonaro por meio de articulações junto à cúpula do PL nacional, garantindo uma vaga para o governador e outra para um indicado do ex-presidente na disputa pelo Senado. Neste cenário, Mauro escolheria o candidato ao governo.

Interlocutores do governador dizem que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tem postura mais pragmática do que ideológica.

Por outro lado, uma ala do PL estadual tem ressalvas a Mauro Mendes, pois não veem o governador comprometido a apoiar pautas bolsonaristas a partir de 2027, como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, caso seja eleito.

No estado, vários prefeitos do PL são aliados de Mauro Mendes. Em Cuiabá, o governador apoiou o atual prefeito Abílio Brunini (PL) no segundo turno da eleição para prefeito, o que foi visto como um sinal de reaproximação após o chefe do Palácio Paiaguás ter lançado candidatura própria do União Brasil no primeiro turno.

O entorno de Mendes costuma ressaltar que, apesar de ser da direita, o governador mato-grossense é um político moderado. Um possível entrave para uma aliança União-PL em Mato Grosso é a eventual candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), à Presidência, em palanque diferente do PL.





Postar um novo comentário





Comentários (12)

  • Lazaro

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 11h41
  • Como posso usar a democracia através do voto para votar em quem é contra ela? Portanto, Não voto em nenhum candidato apoiado pelo Inelegível Golpista.
    4
    0



  • At

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 11h04
  • Seja candidato mesmo!! É hora dos pobres de MT se vingarem!! Quero ver se eleger sem os votos dos aposentados que destruiu a vida deles, dos ribeirinhos que tentou comprar a dignidade deles com um salário mínimo, levando muitos à depressão e até a morte e dos professores, dando calote na RGA e rasgando a lei 510/2013. Candidata mesmo ditador MALDITO...
    5
    0



  • davi

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 10h47
  • O cara que se aliar ao Bozo, irá perder todas, os 15min de fama dele acabou, ficou uns viúvos ai mas estão derretendo, ninguém é besta pra eleger um despreparado desse outra vez...nem Lula, muito menos Bozo.
    4
    0



  • pedro paulo

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 10h36
  • Quem disse que o Mauro Mendes precisa de apoio do "bozonaro" pra ganhar eleições para o SENADO? Fala pra ele lançar o MEDEIROS e o BARBUDO para SENADOR no Partido deles! vai ver a TAKA que eles vão levar!
    1
    0



  • Mel

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 10h20
  • Grande a apoio kkk só esqueceu de combinar com os eleitores! daqui a pouco vem aqueles kkk tem o meu voto kkk meu e da minha família kkk!! Só que não ? ? ?
    4
    0



  • Alberto

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 10h14
  • Lamentável esses políticos de MT buscarem apoio de Bolsonaro, um elemento que tentou dar um golpe de estado , seguido de tentativa de assassinato. Absurdo essa gente que não consegue ver a gravidade do que aconteceu. Bolsonaro já era para estar preso, juntamente com sua turma criminosa. Isto sem falar das propinas recebidas em joias da Arábia Saudita.
    3
    0



  • João Paulo Guimarães

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 10h13
  • Mauro pode até ser o próximo Senador da República por Mato Grosso,começando a entregar o governo estadual em março de 2026 e andando pela Vale do Rio Cuiabá,levando Beto dois a um junto para tentar ganhar mais visibilidade e fortalecendo a capilaridade política dele e do grupo nesse contexto o que pingar dos outros municípios é lucro vale ressaltar que existe uma capilaridade muito forte dos ex aliados do mdb e do próprio PSD que virão ao contrário do cenário mais com uma vertente mista mais liberal pois Cuiabá é de extrema Direita e eles vão jogar pesado pelo lado liberal aonde poderá ter grande êxito em fazer a sucessão do Palácio Paiaguas Lula não será candidato em 2026 pode vir o Geraldo Alckmin e as nacionais de cima para baixo impondo quem serão seus respectivos candidatos Bolsonaro estará na cadeia inelegível será o Valdemar da Costa Neto que apitará o jogo pelo PL e O atual Senador Wellington Fagundes ganhará capilaridade fácil pois o próprio Governador Mauro depende favor também a ele tem sua Nora Deputada Estadual Janaína Riva que poderá vir para Senadora para salvar o Ex Prefeito Emanuel Pinheiro e daí inicia-se as danças da cadeiras na formação das chapas dos supostos candidato da Majoritária muita água vai passar por debaixo da ponte não se esquecendo da família campos que detém um grande espólio político na baixada cuiabana e são puxadores de votos então vai ser um balaio de gato só neste pleito eleitoral e vamos as urnas escolher os melhores para nós principalmente de nossa querida e aconchegante cidade verde berço dos cuiabanos e da cuiabania que detemos de um coeficiente eleitoral gigantesco diante da realidade dos 141 municípios do Estado de Mato Grosso. Acorda Cuiabá vamos votar em gente nossa da Capital. Os maiores gargalhos estão aqui na nossa cidade. Acorda Cultura Popular Cuiabana.
    0
    2



  • Álvaro figueiredo

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 10h05
  • Kkk só falta agora eles combinar com o povo. Sabendo eles que tem a Dep Janaina Riva se consolidando como a maior liderança politica de nosso estado
    4
    0



  • saulo

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 10h04
  • com certeza MM vai ser eleito com apoio dos bolsonaristas, vai ser um senador que vai apoiar no senado as metas do PL. Pivetta vai ser governador e outra vaga ao senado vai ser da Janaina Riva.
    0
    3



  • luis

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 09h50
  • Só se comprar a vaga ... Por que se depender dos votos, nem para lixeiro de condomínio... Servidor Público terá o seu momento de resposta ....
    2
    0



  • Mário

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 09h48
  • Bolsonarista raiz vai dar o primeiro voto para o José Medeiros. O segundo voto vai ser um "Deus nos acuda". MM, Fávaro, Jaime, Janaina. Isso está lembrando muito a situação de Dante de Oliveira, anos atrás.
    1
    2



  • aquiles

    Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 09h46
  • boca de esgosto esses bostanaros negacionistas , pobre votar em bolsonarista porque são burros doentes e não sabe de políticas
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet