Com o intuito de facilitar a apreciação de projetos de lei, a Câmara de Cuiabá aderiu oficialmente ao colégio de líderes. Apesar de ainda não terem apreciado a reformulação do Regimento Interno da Casa de Leis, a medida já foi implantada pelos parlamentares.
A decisão foi unânime, uma vez que trás benefícios ao vereadores, já que visa a discussão de projetos e formulação da pauta de votação das sessões plenária. As reuniões estão sendo realizadas todas as segundas e quartas as 15 horas, dias que antecedem a plenária.
Na oportunidade, os parlamentares tem a chance de tirar suas dúvidas quanto as proposituras, bem como promover a discussão sobre o tema. Isto pode facilitar na hora da aprovação da mensagem, já que o debate terá se exaurido no colégio de líderes.
O presidente do Parlamento Cuiabano, vereador Júlio Pinheiro (PTB) vê a aplicação desta medida como um avanço, pois proporciona a oportunidade de todos os 25 parlamentares participarem das discussões antes de remeter o projeto ao plenário.
O colégio de líderes, entretanto, não será comandado pelo petebista. Com o objetivo de descentralizar o poder da presidência, Pinheiro delegou esta tarefa ao 1º vice-presidente, vereador Onofre Júnior.