Política Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 09h:40 | Atualizado:

Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 09h:40 | Atualizado:

SHOW NA SERRA

Câmara interrompe recesso e marca sessão para cassar vereadora em MT

Nova plenária está marcada para o dia 8

ALEXANDRA LOPES
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Fabiana Advogada

 

A Câmara de Chapada dos Guimarães interrompeu o recesso parlamentar e convocou uma sessão extraordinária para a próxima segunda-feira (8), às 9h, a fim de novamente apreciar o processo de cassação do mandato da vereadora Fabiana Nascimento, conhecida como Fabiana Advogada (PRD). A medida ocorreu após o juiz plantonista Renato José de Almeida Costa Filho conceder uma decisão liminar que garante o retorno de Fabiana ao cargo, que havia sido cassada em 21 de dezembro de 2023 pelos colegas do Parlamento, com 9 votos a favor e 2 contra.

A vereadora foi alvo de um processo no Legislativo devido a uma suposta atuação como advogada em um processo contra a prefeitura, conduta vedada pela lei orgânica do município. No entanto, tanto o Ministério Público do Estado (MPMT) quanto o Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT) descartaram a ilegalidade. A sessão que determinou a cassação da vereadora durou 3 dias e contou com intensos debates. Opositora do prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), Fabiana vinha denunciando supostos gastos irregulares de R$ 6 milhões em eventos do município e foi denunciada ao Legislativo pelo secretário de Governo e ex-prefeito, Gilberto Mello (PL).

Na decisão, o  juiz Renato José de Almeida Costa Filho, destaca que todas as infrações que foram denunciadas não foram perguntadas individualmente aos vereadores votantes. "impossibilidade de pergunta única para decidir diversos fatos indicados e alheios); possibilidade de que seja convocada nova sessão pela Câmara e realizada outra votação atendendo a norma (mínimo de uma pergunta por infração/violação indicada); possibilidade de cassação ou não na nova sessão sem esperar o resultado do Processo Judicial”, traz trecho da decisão.

Vale destacar que o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) negou a abertura de um procedimento para investigar supostas irregularidades na atuação da vereadora de Chapada dos Guimarães. Os membros do CSMP seguiram, por unanimidade, o voto do procurador de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, relator de uma notícia de fato (tipo de denúncia administrativa) contra a vereadora, apresentada pelo secretário municipal de Governo, Gilberto Schwarz de Mello.

O procurador Marcelo Ferra de Carvalho, entretanto, observou que a vereadora se afastou dos processos que pudessem desrespeitar a Lei Orgânica de Chapada dos Guimarães ou Câmara Municipal. “Verifica-se que não foram mencionadas condutas aptas a configurar atos de improbidade administrativa, nos termos da Lei 8.429/92, uma vez que não houve a demonstração de dolo ou indícios de lesão ao erário municipal. Restou bem evidenciado que, sempre que a vereadora percebeu que incorreria em conduta irregular, afastou-se do processo, não sendo cabível responsabilizar a mesma por conduta de terceiro”, analisou o procurador.

Segundo informações dos autos, três processos com suposta atuação irregular da vereadora foram apontados pelo secretário de governo, e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Schwarz de Mello. Um deles inclui o Governo do Estado e trata-se de um pedido de remoção de uma paciente que necessita de cirurgias ortopédicas. A outra ação é relativa ao pagamento de IPTU, e o terceiro e último processo uma demanda trabalhista.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • bruno

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 12h34
  • Esse prefeito esta com medo dela ser nova prefeita, pois tem popularidade e não tem medo. E principalmente a Câmara e Prefeitura agindo com ilegalidade, jogando bola a cima que um hora vai cair. kkkkk o famoso tiro no pé.
    5
    0



  • Eleitor

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 12h31
  • Mera covardia deste prefeito, ou melhor abuso de poder, quem deveria ser cassado do poder é ele, a Lei Orgânica não é suprema, pois existem hierarquia de LEI. Essa lei de gaveta deve ser revogada, pois o Próprio TSE DIZ " É dever do vereador fiscalizar os prefeitos".... a Camara e prefeitura estão agindo com abuso de Poder ALO ALO TRE e TSE
    4
    0



  • João José

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 12h04
  • Sou eleitor de Chapada dos Guimarães, o vereador em quem votei se elegeu pela primeira vez. Era oposição á atual "administração". Infelizmente se vendeu. Tome cuidado, pois isso afeta seu comércio na cidade. Fica a dica.
    10
    0



  • Cuiabano / chapadense

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 11h39
  • Para com isso Gilberto , vc está ridículo com estas atitudes e ainda com leniência desse prefeito ! Perseguição a mulher ! COVARDES RIDÍCULOS
    9
    0



  • Renato Vilela

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 11h22
  • Essa câmara de chapada dos Guimarães deve ser portão do terror.
    9
    0



  • Benedito Rubens de Amorim

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 11h19
  • Gilberto Mello está acabando com sua vida política de forma PARCIAL e chula
    9
    0



  • Edson

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 10h42
  • Xiiiii, será que está surgindo uma filial da capital, porém essa casa deverá ser chamada de TAPERA DOS HORRORES.
    18
    0



  • Cesar

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 10h36
  • O povo de chapada dos Guimarães adora pão e circo, festivais, shows e fica reclamando falta de água, esgoto, médico, maternidade, asfalto, estrutura para indústria do turismo!!! O povo tem que se revoltar contra milhões e milhões em festas e infraestrutura nada!!!! Temos que apoiar quem tem coragem de ir contra os palhaços do pão e ?
    18
    0



  • Wilson

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 10h35
  • Vereadores deveriam ter vergonha na cara ao prestar a um (de) serviço desse! não para isso que foram eleitos! cambada!
    14
    0



  • Paulo

    Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2024, 09h50
  • Esses vereadores q não prestam pra nada ..pau mandado de um secretário ficha suja quer cassar quem fiscaliza os desmandos da prefeitura
    22
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet