Política Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 11h:12 | Atualizado:

Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 11h:12 | Atualizado:

EMPRESAS PASTEL

Com parentes empreiteiros, deputado quer mudar licitações em MT

Nininho explica que empresas ganham licitações sem condições de executar obras

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Nininho 009e.JPG

 

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) desta quarta-feira (3.07), o deputado estadual Ondanir Bortolini - Nininho (PSD) defendeu mudanças no sistema de licitação para a contratação de empreiteiras responsáveis pela pavimentação asfáltica. Segundo o parlamentar, é imprescindível evitar que empresas sem a mínima estrutura assumam tarefas de grande envergadura, pois há casos de interrupção do trabalho que acabam destruindo os sonhos e expectativas da população.

“Minha sugestão é que as regras dos leilões de licitação sejam aperfeiçoadas”, recomenda Nininho. Para ele, que tem familiares como dono de empreiteira Tripolo, é necessário exigir a habilitação antecipada das empresas, permitindo a participação no processo licitatório apenas daquelas que possuam estrutura adequada, maquinário e capacidade financeira.

O deputado também sublinha a importância de uma fiscalização rigorosa durante a execução das obras para garantir que as empresas contratadas cumpram com os prazos e a qualidade prometida.  “É necessário combater a indústria das obras mal feitas, não entregues ou inacabadas. A obra mais cara que existe é aquela que não é entregue”, pondera Nininho

Nininho sugere a inversão no processo licitatório, onde primeiro se faça a habilitação das empresas e, depois, o leilão. “Precisamos, sim, fazer a inversão no processo. Primeiro, que se faça a habilitação das empresas. Somente depois é que dever acontecer o leilão, porque então sabemos que as empresas participantes estão habilitadas para a execução dessa obra”, argumenta.

O parlamentar enfatiza que essa mudança é crucial para evitar que empresas despreparadas, as chamadas "empresas pastel", prejudiquem o andamento das obras. “O empresário deve assumir uma obra de pavimentação no preço justo, com recurso que dê para trabalhar, ter sua margem de lucro e entregar um trabalho bem feito. O que é bom para o empreiteiro, é bom para o Governo e é bom para toda a sociedade de Mato Grosso”, afirma o deputado.

Nininho lembra que o Governo de Mato Grosso já está adotando medidas para evitar que empresas sem estrutura assumam obras. O Estado é pioneiro no país na realização de obras públicas com previsão de Cláusula de Retomada no Seguro Garantia.

O modelo pretende garantir que obras com valor superior a R$ 50 milhões sejam entregues pela empreiteira. Se a empresa ganhadora da licitação apresentar alguma dificuldade e não concluir o serviço, a seguradora deverá indenizar o Governo do Estado em até 30% do valor da obra ou assumir o contrato com a garantia de conclusão pelo valor contratado.

A primeira obra realizada nesse novo modelo é a pavimentação asfáltica de 50 quilômetros da MT-430 entre os municípios de Confresa e Vila Rica, lançada no início de abril com investimento previsto de R$ 110 milhões. “Essa inovação do governo estadual já é um passo importante”, avalia NIninho. “Assegura que os recursos públicos sejam utilizados de maneira eficiente e que a população receba obras de pavimentação de qualidade e dentro do prazo previsto”, acrescenta o deputado.





Postar um novo comentário





Comentários (9)

  • pedro paulo

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 15h12
  • Empresas de parentes? mentira, a TRIPOLO é dele mesmo, quem comanda é o filho dele! o endinheirado na família do Deputado é ele mesmo! o resto é peixe pequeno!
    1
    0



  • Wilson

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 14h48
  • É o famoso chover no molhado. São todas exigências que já existem, basta ser colocado em prática. Para ver se a Empresa tem condições existe Atestado de Capacidade Técnica, e também capital social e + Fiscalização de contrato. Agora, se inverter as fazes do leilão / Pregão e ficar apenas 01 Empresa habilitada, alguém acha que, sem concorrência, ela vai baixar o Preço?!! ah vai!!
    0
    0



  • Lud

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 13h25
  • Esse deputado comprou a licitação da concessão Morro da Mesa no governo Silval ,é réu por corrupção. Essa AL é um esconderijo de gente "fina".
    1
    0



  • Eleitor

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 12h26
  • O site foi bonzinho com ele ..... Falar q tem parentes na tripolo kkkk parece até piada. Além dela, o abençoado ainda tem o pedágio pva x roo. É mole?!?!
    1
    0



  • Henrique Dornelas

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 12h02
  • Está dando a impressão que os deputados estaduais perderam a vergonha. Defendem empresa de ônibus da família até chegar ao ponto de agressão e agora mudanças nas regras de licitação das empreiteiras. A casa dos horrores está mudando de endereço ou criando filial?
    18
    3



  • Salas

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 11h51
  • Tem que ir muito mais a fundo Deputado, convoque audiência pública e verá o tanto que se pode melhorar.
    8
    1



  • Sérgio

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 11h40
  • Esse Nininho é um escroto sem moral quer perpetuar no poder e limitar aos concorrentes, e sem contar que quem fiscaliza os asfaltos são assessor que ele indicou na SINFRA
    14
    0



  • Bruno

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 11h31
  • Independente do interesse privado do deputado, a verdade é que tem diversas obras paradas porquê empreiteiras sem condição nenhuma de tocar as obras venceram as licitações e não executaram. Independente da punição que é ou não dada a estas empresas, a verdade é que a maior prejudicada nisso tudo é a população que necessita da obra.
    9
    1



  • eleitor atento

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 11h16
  • Novidade...Seguro pra Golpe...tá parecendo Seguro de Safra...colhe o produto depois colhe o seguro.
    10
    0









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet