Após ser empossado como procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso para o biênio 2025/2027, Rodrigo Fonseca Costa deu posse ao corregedor-geral da instituição, procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha, e aos membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), na sexta-feira (7), em cerimônia realizada na Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. Foram empossados no CSMP os procuradores e procuradoras de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho, Paulo Roberto Jorge do Prado, Adriano Augusto Streicher de Souza, Luiz Eduardo Martins Jacob, Rosana Marra, Antonio Sergio Cordeiro Piedade, Flávio Cezar Fachone, Elisamara Sigles Vodonós Portela e Roberto Aparecido Turin.
“É com grande honra e renovado senso de responsabilidade que assumo mais uma vez o cargo de corregedor-geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Ser reconduzido a essa função representa não apenas o reconhecimento ao trabalho realizado, mas, sobretudo, um compromisso ainda maior com o fortalecimento da nossa instituição, com a promoção de uma atuação cada vez mais qualificada, ética e eficiente”, afirmou João Augusto Veras Gadelha.
O corregedor lembrou os desafios enfrentados nos últimos anos e enalteceu as conquistas e os avanços. “Trabalhamos para tornar a Corregedoria um órgão cada vez mais orientador, incentivador de boas práticas e promovendo o aprimoramento contínuo dos membros do Ministério Público. Nosso objetivo sempre foi garantir uma atuação independente, transparente e resolutiva, em busca de soluções para as demandas por intermédio de acordos. Equacionar o conflito em si de forma célere, proativa e criativa, evitando que a judicialização se torne o único caminho para a controvérsia. A postura resolutiva institucional se expande além dos gabinetes e aproxima o membro da comunidade e das questões sociais que clamam por uma intervenção de forma preventiva, deixando para trás a atuação meramente reativa”, defendeu.
João Augusto Veras Gadelha ainda agradeceu às procuradoras de Justiça que compõem o Colégio de Procuradores, pelo incentivo a abraçar essa missão desde a gestão anterior. “Assumo que continuarei trabalhando para que a Corregedoria seja uma referência na construção de um Ministério Público cada vez mais íntegro, eficaz, para que possamos seguir avançando e servindo com dedicação e respeito ao povo mato-grossense”, assinalou, reforçando que nada substitui o atendimento presencial ao cidadão e que nenhuma comarca deseja ter um promotor virtual.
Apresentações artísticas – A solenidade de posse realizada no auditório da Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá contou com apresentações artísticas e culturais da Cia Sinfônica - Música, Luz & Inovações, da Orquestra Flauta Mágica e do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Assista à cerimônia aqui.