Política Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 16h:15 | Atualizado:

Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 16h:15 | Atualizado:

CHAPADA

Desembargadora suspende nova sessão que cassaria vereadora pela 2ª vez em MT

Parlamentar obteve liminar que anulou cassação, mas uma nova sessão foi agendada no recesso

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Graciema Ribeiro e Fabiana Souza

 

A desembargadora do Tribunal de Justiça (TJMT), Graciema Ribeiro de Caravellas, suspendeu a sessão da Câmara de Vereadores de Chapada dos Guimarães (64 Km de Cuiabá) que ocorreria na próxima segunda-feira (8). O ato do Poder Legislativo local poderia cassar novamente o mandato da vereadora Fabiana Nascimento de Souza (PTB), que obteve uma decisão liminar que lhe garantiu o retorno ao cargo nesta semana.

A decisão monocrática da vereadora foi proferida em regime de plantão neste sábado (6). A magistrada justificou o seu entendimento em razão de uma falha técnica nos sistemas utilizados pelo Poder Judiciário, além de um recurso ingressado por Fabiana Advogada ainda não ter sido julgado. 

A vereadora questiona no recurso a autorização para a continuidade da sessão da Câmara que cassou o seu mandato, em 21 de dezembro de 2023, conferida na mesma decisão que concedeu a liminar para que ela retornasse ao cargo.

“Se por um lado se aventa o impedimento de se analisar a pretensão material, pelo fato de que se mostra pendente o exaurimento da via ordinária na origem, por outro, o risco iminente que acomete a impetrante, atrelado à impossibilidade técnica de que o Juízo de primeiro grau profira sua decisão, hei, por bem, e visando assegurar a Justiça, suspender o Edital de Convocação n.º 01/2024 para a Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães para as 09:00h do dia 08/01/2023, até que haja o retorno do Sistema PJe 1º Grau”, determinou a desembargadora.

Segundo informações dos autos, três processos com suposta atuação irregular da vereadora foram apontados pelo secretário de governo, e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Schwarz de Mello. Um deles inclui o Governo do Estado e trata-se de um pedido de remoção de uma paciente que necessita de cirurgias ortopédicas. A outra ação é relativa ao pagamento de IPTU, e o terceiro e último processo uma demanda trabalhista.

A vereadora foi cassada no dia 21 de dezembro de 2023 pela Câmara de Chapada dos Guimarães em razão de uma suposta atuação como advogada em processo contra a prefeitura - conduta vedada pela lei orgânica do município. Contudo, tanto o Ministério Público do Estado (MPMT), quanto o próprio Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT), descartaram a ilegalidade.

A sessão que determinou a cassação da vereadora durou 3 dias, e contou com intensos debates. Oposição ao prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), Fabiana Advogada também vinha denunciando supostos gastos irregulares de R$ 6 milhões empregados no Festival de Inverno de 2023 do município.

Na última terça-feira (2), porém, ela obteve uma decisão liminar e conseguiu retornar ao cargo.





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • Cidadão

    Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 21h31
  • REALMENTE QUEM MANDA NO BRASIL É O JUDICIÁRIO
    0
    2



  • Bruno

    Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 19h32
  • Tem que cassar o presidente da câmara e o prefeito?? isso abuso de poder? pq esse prefeito está com tanto medo? Vamos lá ministério público..
    2
    0



  • Paulo Carvalho

    Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 18h49
  • Essa sessão não iria acontecer. 2023 já é passado.
    0
    1



  • Mitiko Sano Pinto

    Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 18h19
  • Querem cassar a única vereadora que teve coragem de exigir investigação contra Gilberto Melo em razão de desvios de recursos do festival de inverno. Gilberto sabe que se puxar um fiozinho a casa toda cai, porque maracutaia não falta.
    2
    0



  • Luis massig

    Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 17h58
  • Unica coisa que tinha na Chapada boa era o doce de caju local e peixe grelhado: "cabouuuu" Chapada virou curutela. Prefeito e vereadores péssimos, e faz tempo
    2
    0



  • david

    Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 17h36
  • será que é perseguição ou o poder judiciário interferindo em tudo
    0
    1



  • Benedito Rubens de Amorim

    Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 16h47
  • Parabéns pela sua postura dra Graciema Ribeiro de caravelas sabia decisão
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet