O governador Mauro Mendes (UB) afirmou que em breve haverá uma decisão sobre o rompimento ou não com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, responsável pelo modal, devido ao atraso das obras na Capital. À imprensa, nesta segunda-feira (03), ele reconheceu que o consórcio enfrenta dificuldades na execução do projeto, mas alertou para a necessidade de um ponto final bem embasado.
Segundo ele, técnicos da Procuradoria Geral do Estado, da fiscalização e da empresa responsável estão debatendo possíveis soluções para o impasse. "É claro que o consórcio tem dificuldades. Isso todo mundo vê a olhos nus, mas uma decisão contratual pode ser um dos remédios. Porém, temos que saber que, se isso for feito de maneira apressada, pode trazer prejuízos para o Estado", disse.
O governador também destacou que parte do atraso ocorreu devido a entraves administrativos causados pela Prefeitura de Cuiabá, quando Emanuel Pinheiro (MDB) era prefeito. Segundo Mendes, o emedebista dificultou as liberações necessárias durante um ano.
No entanto, ele frisou que o desempenho da empresa responsável pela obra não está satisfatório. "O tempo da desculpa acabou. Em outubro, fizemos uma repactuação de prazos com eles e, mesmo assim, novembro, dezembro e janeiro tiveram descumprimentos", criticou.
Mendes garantiu que a decisão sobre o futuro do BRT será tomada de forma criteriosa e segura, ainda que demande mais tempo. O chefe do Executivo afirmou ainda que já iniciou diálogos com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e conversou diretamente com conselheiros responsáveis pelo acompanhamento do contrato.
Além disso, com a ausência do secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, por problemas de saúde, Mendes assumiu parte das tratativas diretamente. O governador também foi questionado sobre o trecho da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), uma das partes mais complexas da obra devido à presença de um córrego.
Ele admitiu que não há garantia de que essa etapa será concluída dentro do seu mandato. "Eu não estou preocupado com isso. Eu estou preocupado em tomar decisões corretas, técnicas e que produzam o melhor resultado para a população. Não adianta ficar falando sobre isso, temos que resolver o problema da melhor maneira possível”, afirmou.
Lud
Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 16h42Jacinto
Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 16h10O CRITICO
Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 16h08Raul
Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 15h08MM discípulo de Silval
Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 15h03Servidor Sincero
Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 14h46JOSE
Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 14h45ESTÃO FAZENDO O POVO DE OTARIO
Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 13h43LAZARO
Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 13h42