Política Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024, 15h:20 | Atualizado:

Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024, 15h:20 | Atualizado:

CHAPADA

Juiz defere registro de vereadora cassada duas vezes em MT

Magistrado ressaltou não haver causa de inelegibilidade em vigor contra ela

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

fabiana advogada.jpg

 

O juiz Renato José de Almeida Costa Filho, da 34ª Zona Eleitoral de Chapada dos Guimarães, julgou improcedente a ação que tentava barrar a candidata à prefeita, Fabiana Nascimento (PSDB), e deferiu o pedido de registro de candidatura da tucana em decisão desta segunda-feira (16).

O candidato a vereador Gilberto Mello (PL) apresentou impugnação ao registro de candidatura, alegando que a candidata teve seu mandato parlamentar cassado pelo Parlamento Municipal. Foi ele, inclusive, quem denunciou, supostas atuações de Fabiana, que é advogada, contra o município, algo que é vetado na Lei Orgânica do município. 

Em sua defesa, a vereadora asseverou que uma decisão judicial proferida afastou a cassação e seus efeitos. Foram enviados ofícios ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Poder Judiciário (TJMT) para informações acerca dos autos que envolvem o procedimento de cassação da candidata. As respostas não apontaram qualquer impedimento relativado a inelegibilidade envolvendo Fabiana. O Ministério Público Eleitoral se manifestou pelo deferimento do registro.

Ao analisar o caso, o juiz Renato José de Almeida, com quem a vereadora travou uma batalha durante seu processo de cassação, pontuou que o Tribunal de Justiça sustou os efeitos da cassação da tucana, sendo desnecessários maiores esclarecimentos a respeito do tema. Destacou que não incide causa de inelegibilidade ou ausência de condições de elegibilidade.

E em relação ao pedidode candidatura foram juntados os documentos exigidos pela legislação em vigor, havendo informação do Cartório Eleitoral confirmando que foram verificadas as condições legais para o registro pleiteado, comprovando que a candidata preenche as condições de elegibilidade. 

EMBATES JURÍDICOS

Vale mencionar que durante seu processo de cassação, a vereadora e o magistrado 'se estranharam' com Fabiana o acusando de descumprir decisão judicial. Ela chegou a contestar no Tribunal de Jusitça um despacho do magistrado autorizando sessão para votar novamente o parecer da comissão processante para cassá-la. Contudo, a desembargadora Graciema Ribeiro de Caravell apontou que não há como concluir que tenha havido o descumprimento de decisão proferida pelo juiz.

Apesar da 'queda de braço' entre os dois, ao julgar o pedido de registro da candidata, o juiz eleitoral constatou que documentos, informações e expedientes anexados nos autos têm condições legais para o deferimento. "Isso posto, conforme o disposto na Resolução TSE n. 23.609/2019, art. 40 e ss., e em consonância com o parecer ministerial, julgo procedente a ação de impugnação de registro de candidatura - AIRC e, por consequência, defiro o pedido de registro de candidatura de Fabiana Nascimento de Souza para concorrer às eleições municipais 2024 para o cargo de prefeito, sob o 45, no município de Chapada dos Guimarães, com a seguinte opção de nome: Fabiana Advogada", decidiu o magistrado. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet