Política Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 21h:30 | Atualizado:

Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 21h:30 | Atualizado:

IRRESPONSABILIDADE

Kalil "joga fora" R$ 20 milhões com sistema americano para água de VG

Máquina não consegue tratar água durante chuvas

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

IMG_2472 (1).jpg

 

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Cristo Rei, responsável por abastecer quase um terço da população várzea-grandense, está operando com apenas 50% de sua capacidade produtiva, o que impacta diretamente no abastecimento de água na região. Para minimizar os efeitos, o DAE-VG iniciará uma operação emergencial de carros-pipa para atender ao comércio local, garantindo o fornecimento de água para atividades essenciais.  

Devido à redução na produção, a intermitência no abastecimento será ajustada. Antes, a distribuição funcionava em um esquema de um dia com água e um dia sem.

Agora, o intervalo aumentará para 3 a 4 dias sem abastecimento, dependendo da demanda e da recuperação dos reservatórios. A estação foi inaugurada na gestão anterior de Kalil Baracat (MDB) com um sistema de alta-filtração por membranas de PVDF, que, apesar de avançado, é inadequado para a realidade de Várzea Grande. 

“Gastaram mais de R$ 20 milhões em um sistema americano que só funciona com águas limpas. Na temporada de chuvas, a turbidez inviabiliza o funcionamento. Hoje, a estação opera com apenas 50% de sua capacidade, e o resultado é uma população inteira sofrendo com falta de água”, afirmou a prefeita. O engenheiro Bruno Rossi, que trabalha na ETA Cristo Rei desde sua inauguração em 2021, explicou que o sistema é altamente sensível à turbidez da água, ou seja, à quantidade de partículas em suspensão.

Em abril de 2024, um rompimento no retentor do bombeador liberou óleo na captação, obstruindo as membranas e reduzindo ainda mais a eficiência da estação. “Na época, a turbidez estava baixa, e conseguimos manter a produção entre 260 e 300 litros por segundo, o que não impactava gravemente o abastecimento. Iniciamos o processo de aquisição de produtos químicos e equipamentos para limpar as membranas, mas enfrentamos atrasos no processo licitatório”, explicou Rossi.

Os equipamentos chegaram apenas na semana passada, e o bombeador já foi instalado. No entanto, a aplicação dos produtos químicos, essenciais para a limpeza definitiva, depende do acompanhamento técnico da empresa fornecedora, devido à complexidade do material patenteado. “Estamos tentando antecipar a data, inicialmente prevista para 6 de fevereiro, dada a emergência da situação”, ressaltou Rossi.

As chuvas intensas agravaram ainda mais o problema. Segundo Rossi, os níveis de turbidez estão muito acima do normal. “Antes, os picos chegavam a 200 ou 300, mas logo caíam para 100 ou 70. Agora, estamos enfrentando picos constantes de turbidez de 200 a 250, e recentemente tivemos um aumento para 500. Isso torna o ciclo de limpeza das membranas mais frequente e reduz ainda mais a produção.”

Atualmente, a ETA Cristo Rei está produzindo 150 litros por segundo, o que é insuficiente para manter os reservatórios cheios. Quando os níveis caem muito, as bombas de abastecimento precisam ser desligadas, interrompendo a distribuição para os bairros.

A diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, enfatizou o compromisso em resolver o problema.  “Estamos empenhados em restaurar a capacidade plena da ETA Cristo Rei e garantir que a água chegue a cada morador de Várzea Grande. Acompanhe nossos boletins e conte conosco para superar esse momento”. 

Além de solução definitiva, o DAE está estudando estratégias logísticas para que outras estações de tratamento de água possam auxiliar no abastecimento da região afetada, minimizando ainda mais os impactos durante esse período. Uma operação de carros-pipa também está sendo organizada para atender a região.





Postar um novo comentário





Comentários (8)

  • Elias

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 13h50
  • Como assim se ete negócio foi inaugurado a três quatro anos e sempre funcionou..ou será que até agora não tinha filtrado água suja...meio estranha está polêmica né..mas cada um com seus problemas..
    0
    0



  • varzeagrandense indignado

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 10h18
  • E a responsabilização desses criminosos com o suor do trabalhador, vai ficar impune? esses engenheiro não falaram ficaram quietos? , nossa quando desprezo pelo contribuinte milhões e sem água, tem que punir para servir de exemplos aos outros
    1
    0



  • Indignado

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 08h58
  • que porra é essa no icone do mouse neste jornal ?
    6
    0



  • Sincero da net

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 08h25
  • Muita propaganda, atrapalha muito ler as matérias, vcs estão falindo ?? Precisa tanto dessa quantidade de propaganda para não quebrar?
    5
    0



  • Luis Carlos do Espírito santo

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 07h31
  • Pelos alguma ele modernizou em época de chuva usar carro pipa é o fim
    0
    0



  • Rico

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 07h10
  • Se sobrar cadeia tem que prender o senador de mão limpa o libanês tadinho não sabia de nada
    3
    0



  • paulo

    Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 22h43
  • e ai Ministério Público???? vamos analisar ????? ou não há pobrema em torrar 20 milhões, se é que foi só isso e mais outros tantos milhones para segundo os atuais gestores, amenizar o pobrema. é cada uma que parecem 2
    3
    0



  • Dudé

    Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025, 22h13
  • Afilhado dos Campos,era de se esperar.
    29
    5











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet