Abilio Brunini (PL) afirmou que não fez nada de errado ao nomear o irmão do vereador Cezinha Nascimento (União) e do deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), Nelson Francisco Nascimento, para um cargo na Prefeitura de Cuiabá. Ele destacou que não há lei contra isso e disse: “pelo fato do cara ser irmão do vereador, eu não posso nomear?”. Apesar de já ter criticado esta prática no passado, o prefeito garantiu que não houve troca de favores, apenas reconhecimento pelo esforço de Nelson na campanha.
Nelson Francisco Nascimento ocupa a função de assessor executivo na Secretaria Municipal de Governo desde 08 de janeiro de 2025. Seu salário é de R$ 7.301,85, com verba indenizatória de R$ 5.476,39.
“Só para você ter ideia, o Nelson que é um cara que nos ajudou muito. Na campanha esteve do nosso lado, trabalhou junto com a gente, ajudou junto as lideranças comunitárias, o Nelson é um cara que está ralando muito junto com a gente. Ele é irmão do vereador? É. Mas no segundo turno esse cara abraçou a nossa campanha, (...) entende de relações comunitárias, participou com a gente do processo. Agora, pelo fato do cara ser irmão do vereador, eu não posso nomear? Me mostra na lei aonde que eu não posso nomear. A lei permite”, pontuou Abilio.
O vereador Jeferson Siqueira (PSD) apontou a incoerência entre o discurso e a prática do prefeito. Isso porque, quando foi parlamentar, Abilio era crítico ferrenho de nomeações políticas e favorecimentos na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O gestor vê estas manifestações de Jeferson como “conversa fiada”.
“Ele é especialista nisso, né? Se ele tá acusando, provavelmente ele deve entender muito do assunto, porque o irmão dele foi nomeado duas vezes na Prefeitura junto com Emanuel, então acredito que ele está só esperneando que alguma coisa está diferente agora, o irmão dele vai ter que caçar emprego ou trabalhar na Assembleia no gabinete do Botelho, que nem ele tem os seus aliados, com a gente não vai”.
Nelson não é o único parente ligado a aliados de Abilio que recebeu um cargo na Prefeitura de Cuiabá. A enteada do vereador Dilemário Alencar (União), Victoria Neves Botta, também chegou a ser nomeada, mas o ato foi invalidado no dia 10 de janeiro. A filha do vereador Marcrean Santos, Nayra dos Santos Silva, está lotada no cargo de Coordenadora de Planejamento e Controle de Benefícios Previdenciários.
Além disso, recentemente, Abilio nomeou a advogada Michelle Dreher como secretária-adjunta de Habitação e Regularização Fundiária do município. Ela é esposa do ex-secretário-adjunto de Cultura Felipe Wellaton. O prefeito afirmou que a situação destes servidores, como a de Nelson, é diferente.
“Eu estou nomeando o cara não porque ele é irmão do vereador, é porque ele me ajudou muito, trabalhou muito junto comigo. Agora, acontece que o Jefferson vem da velha prática, junto com o Emanuel, onde eram feitam as nomeações de outros interesses. A cunhada do Emanuel era nomeada na Câmara e aí os parente dos vereadores eram nomeados por ele, vem de outra prática. O caso nosso, a gente está fazendo o nosso trabalho. Não vou dar mais atenção para Jefferson não”.
Natascha Lopes
Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 14h57Santiago Gomes
Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 14h27Velho do Rastelo
Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 13h36Cpa
Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 13h16cesinha
Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 12h16Geraldo
Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 12h15Servidor municipal
Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 11h34