Política Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2023, 17h:32 | Atualizado:

Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2023, 17h:32 | Atualizado:

RACHADINHA E MORTE

Petista deve ser cassada um ano depois de bolsonarista em Cuiabá

Paccola foi perdeu mandato por matar um servidor com tiros nas costas

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

PACCOLA - EDNA.jpg

 

O presidente da Câmara Municipal e Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL) marcou para esta quarta-feira (11) a sessão extraordinária que pode cassar o mandato da vereadora Edna Sampaio (PT) por suposto esquema de rachadinha com sua ex-chefe de gabinete, Laura Natasha de Oliveira Abreu. A sessão foi adiantada devido ao feriado do dia 12 de outubro, de Nossa Senhora Aparecida.

Nesta segunda-feira (9) a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis aprovou, por unanimidade, o relatório da Comissão de Ética que pediu a cassação da parlamentar. Mais cedo, a petista disse que não apresentou sua defesa por considerar o rito processual do presidente da comissão, vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) “ilegal e perseguidor”. 

Esse é o segundo processo de cassação que o Parlamento Municipal enfrenta num intervado de um ano. Em 5 de outubro de 2022, os vereadores cassaram, por 13 votos, o tenente coronel da Reserva da Polícia Militar, Marcos Paccola. Ele perdeu o mandato após matar com três tiros nas costas o agente do socioeducativo Alexandre Miyaggawa, de 41 anos, no dia 1° de julho do ano passado, no bairro Quilombo, na Capital. 

Por ironia do destino, o pedido de cassação de Paccola foi feito pela vereadora Edna Sampaio, que alegou quebra de decoro parlamentar. Na época, Edna destacou que se a Casa não cassasse o vereador bolsonarista, seria o próprio parlamento que seria julgado pela população. A petista relembrou as cassações de Lutero Ponce, Ralf Leite, João Emanuel e Abílio Brunini, destacando que nenhum deles perdeu o cargo por um caso grave, como o de um assassinato pelas costas.

A sessão também foi em uma quarta-feira, às 9h e durou quase cinco horas, sendo finalizada pelo então presidente da Câmara, Juca do Guaraná Filho (MDB). Na época, a sessão foi tomada por um alto clamor popular: de um lado estavam amigos e familiares de Alexandre pedindo justiça, e do outro, apoiadores e admiradores de Paccola, que pediam a não cassação do vereador.

Paccola chorou em seu discurso de defesa na tribuna e afirmou não ter ficado satisfeito com o episódio que terminou com a morte do agente socioeducativo e pediu que os parlamentares o julgassem pelas suas convicções. "Se a decisão que eu tomei não fosse aquela, provavelmente eu não estaria aqui. Não quero benevolência dos parlamentares. Quero dizer que este julgamento, para mim, é muito mais difícil do que o terei no tribunal do júri”, declarou na tribuna.

No total, foram 13 votos sim, cinco votos não, três abstenções e quatro ausências.

Até hoje Paccola briga na Justiça para reverter a cassação e tentar reassumir o mandato ou receber os salários de todo o período em que está cassado. Por ora, ainda não obteve êxito junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Romano

    Terça-Feira, 10 de Outubro de 2023, 04h21
  • Gostaria de acreditar que a idosa ladra será punida com os rigores da lei e fosse cassada por sua infração (ladroagem). Da mesma forma que o Paccola cometeu o crime de homicídio e foi cassado. Mas em tempos em que a grande quadrilha que domina o Palácio do Planalto talvez poupe a idosa ladra.
    2
    0



  • Fábio

    Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2023, 20h47
  • O castigo veio a galope.
    12
    1



  • João Batista

    Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2023, 18h12
  • O ex vereador por Cuiabá Ten.Cel PM Pacolla é do PL e não Bolsonarista o partido dele, a Vereadora Edna Sampaio é do PT ou é Lulista, porque se um é chamado de Bolsonarista porque é de direita, a Vereadora então pode ser chamada de Lulista já que é de esquerda.
    21
    4



  • Marcos

    Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2023, 18h01
  • TÁ CORRETÍSSIMO. nada de passar pano pra NINGUÉM . Edna RACHADINHA tem que ser punida fez tem que pagar . Os vereadores ESTÃO certíssimos!!!
    24
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet