A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), manifestou sua oposição ao reajuste de 4,45% na tarifa de água e esgoto da capital. O aumento foi aprovado nesta semana em reunião extraordinária do Conselho Regulatório da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), com 8 votos favoráveis e 7 contrários.
Para Paula, a falta de tempo hábil para análise do processo compromete a decisão do Conselho Regulatório. "O reajuste foi aprovado às pressas, sem uma avaliação detalhada do contrato. A população já está sobrecarregada com tantos impostos, taxas, e esse aumento, é inadmissível, pesa no bolso das famílias cuiabanas que sequer foram ouvidas. Enquanto vereadora, minha obrigação é defender os interesses da população", afirmou.
A parlamentar destacou ainda que a qualidade dos serviços prestados precisa ser levada em consideração. "É uma balança de duas medidas: de um lado, a prestação dos serviços que não é boa; do outro, a forma como a população recebe esses serviços que está deixando a desejar também. Nosso compromisso é atuar sempre de maneira justa. E o que estamos vendo nas ruas é que a comunidade está descontente e não aguenta mais", reforçou.
Paula destacou ainda a importância da audiência pública marcada para a próxima quarta-feira (12), onde o ajuste tarifário será debatido de forma mais ampla.
"Sobre a possível extinção da Arsec, acredito que o termo mais adequado seja segmentação, permitindo uma fiscalização mais eficiente das empresas que atuam no setor. A descentralização pode contribuir para uma melhor regulação, e entendo que esse também seja o propósito do prefeito", pontuou.
Outro ponto de atenção levantado pela vereadora é a taxa de reaviso de débito, que, segundo ela, é excessivamente alta e precisa ser reavaliada na reunião da próxima semana."Estive presencialmente na Águas Cuiabá cobrando uma melhor comunicação com a população nesse sentido, colocando em prática, novos meios de aviso, ouvindo o consumidor sobre qual o modelo que quer ser avisado quando sua conta estiver em aberto", concluiu.
SERGIO
Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 15h19