O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, prestigiou a posse do novo procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, na manhã desta sexta-feira (07 de fevereiro), na sede das Promotorias de Justiça, em Cuiabá. Em sua fala, o presidente do TJMT destacou que a relação entre as duas instituições sempre se pautou por objetivos convergentes, como a pacificação social e a promoção da Justiça, destacando que a parceria entre a as duas instituições é essencial para que a Justiça seja cada vez mais célere e inclusiva.
Além da posse do procurador de Justiça, foi reconduzido ao cargo de corregedor-geral o procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha, e empossados os nove membros eleitos para a composição do Conselho Superior do Ministério Público.
Parceria entre TJMT e MP
O presidente do TJMT enfatizou a importância da parceria entre o Tribunal de Justiça e o Ministério Público (MPMT) para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa e fez votos de que a nova gestão seja marcada pelo fortalecimento da missão institucional, guiada pelos princípios da legalidade, ética e defesa dos direitos da sociedade. Enfatizou também o compromisso do TJMT e do MPMT em trabalharem juntos para garantir a preservação dos direitos fundamentais e o fortalecimento da democracia em Mato Grosso.
“Estou certo de que a nova gestão será marcada pela incessante busca por um Ministério Público ainda mais próximo da população, ágil e resolutivo na superação dos desafios que se impõem. Saiba que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso se mantém como parceiro nessa caminhada, pois juntos seguimos comprometidos com a construção de um futuro em que a Justiça e o bem comum sejam os alicerces da nossa sociedade”, afirmou o desembargador José Zuquim.
O presidente também saudou o procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha por sua recondução ao cargo de corregedor-geral. “O que por si só demonstra o reconhecimento de sua competência e compromisso com esta instituição”. Saudou também, na pessoa do procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, os demais membros eleitos para a composição do Conselho Superior do Ministério Público.
Ministério Público dentro da casa de cada mato-grossense
Em seu discurso de posse, o novo procurador-geral do Ministério Público Rodrigo Fonseca Costa expressou sua gratidão aos atores do Sistema Jurídico (Poder Judiciário, OAB e Defensoria Pública), e ressaltou a importância da união de esforços para levar a justiça a todos os cantos do estado. Ele enfatizou que o MP estará sempre aberto ao diálogo e que todos os órgãos de controle do Estado são parceiros na busca por uma atuação conjunta, com informação rápida e agilidade, para que os serviços cheguem aos mato-grossenses.
Um agradecimento especial foi direcionado ao Judiciário mato-grossense, na pessoa dos desembargadores Paulo da Cunha (ex-presidente do TJMT), Guiomar Teodoro Borges, Marcos Machado, Marcos Regenold e Wesley Sanchez Lacerda, que são "irmãos de caminhada" oriundos do Ministério Público, que prestigiaram a cerimônia de posse.
Despedida
Zuquim externou seu reconhecimento pelo trabalho exemplar do procurador Deosdete Cruz Junior, que deixou o cargo após dois anos à frente do Ministério Público de Mato Grosso.
“Sua liderança foi marcada pela construção de pontes sólidas entre os poderes constituídos e pelo respeito conquistado através de uma atuação pautada na ética, na competência e, sobretudo, na humildade, virtude que legitima grandes homens.
Também participaram da cerimônia de posse os desembargadores Sebastião de Arruda Almeida, Wesley Sanchez Lacerda, Rubens de Oliveira Santos Filho, Gilberto Giraldelli, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, Luis Octávio Oliveira Sabóia Ribeiro, Rodrigo Roberto Curvo, Hélio Nishyiama, Orlando Perri, e as desembargadoras Helena Maria Bezerra Ramos e Anglizey Solivan de Oliveira, vice-diretora da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT). Os juízes-auxiliares da Presidência, Agamenon Moreno e Túlio Duailibi, e demais magistrados do Poder Judiciário também estiveram presentes.