Para aprimorar o atendimento e reduzir a mortalidade da Síndrome Coronariana Aguda (SCA), o deputado Eduardo Botelho propôs o Projeto de Lei nº 3/2025, que cria uma Linha de Cuidado para SCA no SUS.
O projeto, em tramitação na Comissão de Saúde desde 24 de janeiro, prevê atendimento integral, eficaz e humanizado, com protocolos clínicos atualizados, capacitação contínua dos profissionais, acesso rápido a exames, medicamentos essenciais e intervenções terapêuticas de urgência. Além disso, estabelece fluxos assistenciais integrados e monitoramento dos resultados.
Botelho destaca que a SCA é uma condição grave, uma das principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo. Resulta da redução abrupta do fluxo sanguíneo ao miocárdio, exigindo atendimento imediato para evitar complicações fatais.
Atenção contínua
A Linha de Cuidado otimiza o SUS, assegurando desde a prevenção até a reabilitação do paciente. A redução no tempo entre os sintomas e o tratamento é essencial para diminuir mortalidade e sequelas.
O projeto segue as diretrizes do Plano Estadual de Saúde e os compromissos do Brasil nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), garantindo acesso universal à saúde de qualidade.