A mesa diretora da Câmara de Várzea Grande para o biênio 2015/2016 será eleita na sessão de hoje. Até o momento, apenas uma chapa se inscreveu para participar do pleito. O vereador Jânio Calistro (PMDB) deve ser conduzido à presidência.
Diferente da eleição passada, a nova mesa diretora deve ser eleita com facilidade, uma vez que a oposição ao prefeito Walace Guimarães (PMDB) também deve dar apoio a Calistro. Desta vez, Walace agiu de forma mais incisiva na formação da chapa. A interferência do peemedebista teria tirado o vereador Maninho de Barros (PSD) da disputa.
O temor do prefeito seria o de que, na presidência da mesa diretora, o social-democrata pudesse conduzir alguma “manobra política” para tirar seu mandato e ocupar o comando do município. A preocupação não seria à toa, Maninho teria planos de voltar ao cargo de chefe do Executivo desde que sentou na cadeira de prefeito no final de 2012, após a renúncia do então-prefeito Tião da Zaeli (PSD).
Para o lugar de Maninho na chapa à mesa diretora da Câmara, Walace teria indicado a vereadora Miriam Pinheiro (PHS), candidata a primeira vice-presidente. O vereador Joaquim Antunes (PMDB) deve ser eleito segundo vice-presidente; Pedro Paulo Tolares, o Pedrinho (SDD), primeiro-secretário; e Ivan do PT, segundo-secretário.
A chapa articulada por Walace deve receber o apoio até mesmo da oposição. No início do ano, o grupo até tentou montar uma chapa própria, mas os planos foram deixados de lado diante da eminente derrota.
Regimentalmente a eleição deveria ocorrer somente no fim do ano. Os vereadores, no entanto, aprovaram uma emenda que permite o adiantamento da escolha para este mês. A principal justificativa o processo eleitoral de outubro que esvazia as sessões da Casa.