Cidades

Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2025, 09h06

FORÇA DAS ÁGUAS

Cidade de MT está inundada; famílias perdem casas e ponte pode desabar; veja vídeos

A ponte que fica na principal avenida e divide o município em dois lados foi interditada

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

Rio Branco, cidade de Mato Grosso que fica a 356 quilômetros de Cuiabá, está parcialmente “embaixo d’água”. Vídeos obtidos por FOLHAMAX mostram o município alagado pela água das chuvas que não dão trégua no estado neste começo de 2025. A ponte que fica na principal avenida e separa a cidade em duas partes está interditada devido ao risco de desabamento por ter rachaduras no local. Uma moradora relatou que muitas famílias perderam as casas.

Em imagens aéreas feitas por um drone nesta terça-feira (14), é possível ver que em determinados locais a altura dá agua do rio atinge a copa das árvores, bem como o telhado de casas. As cenas se assemelham às enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul entre o final de abril e início de maio de 2024. 

Conforme apurado pela reportagem, não é a primeira vez que a cidade com pouco mais de cinco mil habitantes é castigada pelas fortes chuvas. Entretanto, os moradores estão assustados com o tamanho do estrago provocado pela força das águas. Um vídeo mostra o momento em que a enxurrada invade uma residência e chega a arrebentar parte do portão de ferro. 

Conforme informações do site da Prefeitura de Rio Branco, que está sob o comando do prefeito Pabollo Victor Batista Simam (Republicanos), o município é banhado pelos rios: Branco, Cabaçal e Bracinho além dos córregos, como o da Jibóia, Bracinho I e II, das Pedras, da Goiabeira, da Onça, da Cigarra, do Pito, e Corgão. Dentre eles, o Rio Cabaçal é o de maior porte, mas todos encontram-se sujeitos ao assoreamento, uma vez que o solo não possui mais sua cobertura natural.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de que Mato Grosso terá fortes chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, nesta semana. Rio Branco é uma das 92 cidades que serão afetadas pelo temporal. Há a possibilidade de rajada de ventos em torno de 60 e 100 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações são de que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações entre em contato com a Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

chuva, alagamento, rio branco, mt

chuva, alagamento, rio branco mt

chuva, alagamento, rio branco mt

chuva, alagamento, rio branco mt

chuva, alagamento, rio branco mt

chuva, alagamento, rio branco mt

chuva, alagamento, rio branco mt

chuva, alagamento, rio branco mt

Comentários (1)

  • Raul  |  14/01/2025 12:12:31

    O bom é que, nossos nobres deputados estaduais, vão ter a mesma empatia que tiveram com o Rio Grande do sul...vão mandar 50 milhões do FETHAB para a nossa cidade Mato grossense de Rio Branco...ou será que o coração deles só aperta quando veem a terra Natal deles sofrendo????? Quando é os mato-grossense que se lasque???

Confira também: Veja Todas