Cidades

Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 16h47

Deputado espera que Congresso aprove criação de novos municípios

Da Redação

O deputado estadual Airton Português (PSD) espera que o Congresso Nacional derrube na sessão noturna de hoje o veto da presidente Dilma Rousseff à criação de novos municípios no País.

A presidente Dilma vetou totalmente o substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar que estipulava novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.

A proposta possibilita a criação de aproximadamente 400 novas cidades. O Parlamentar lembrou que o projeto foi elaborado com o governo federal durante quase dois anos, lamentando o veto, por ser favorável à criação de municípios, entendendo que a decisão engessa a economia e retarda o desenvolvimento de inúmeras localidades mato-grossenses.

Airton Português mencionou, por exemplo, que em Mato Grosso há 20 distritos prontos para serem transformados em municípios, como Vila Cardoso no município de Porto Esperidião, Adrianópolis (Vale do São Domingos), Comunidade de Vila Sadia (Cáceres) e outros.

 

“O distrito de Caramujo localizado no município de Cáceres está pronto para se transformar em município, pois reúne uma população de cerca de sete mil habitantes e uma economia forte”, destacou o deputado. Ele explicou que Caramujo, a exemplo de outros distritos tem potencial econômico, bacia leiteira, produção de cerâmica, agricultura familiar (mandioca, milho), gado de corte, entre outras atividades.

Confira também: Veja Todas