Cidades

Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 21h14

RETOMADA 2

Operação flagra caos e interdita bares e hoteis em Cuiabá

Orgãos exigem que estabelecimentos cumpram regras

Da Redação

 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública deflagrou na tarde desta sexta-feira (17) a segunda fase da Operação Retomada, feita para fiscalizar estabelecimentos comerciais que não cumprem regras sanitárias, normas de segurança e não possuem alvará de funcionamento. No Calçadão da Galdino Pimentel, um hotel foi interditado parcialmente pela Vigilância Sanitária por conta da visível insalubridade, que são condições prejudiciais à saúde dos frequentadores.

No local, os colchões estavam mofados, havia pontos com goteiras de água e preservativos usados espalhados no chão dos quartos. O proprietário foi notificado a cumprir melhorias no prazo de 30 dias sob pena de sofrer medidas mais drásticas como o fechamento em definitivo do estabelecimento comercial.

Já dois bares, localizados nas proximidades do Beco do Candeeiro, foram notificados pela Vigilância Sanitária para cumprir medidas urgentes de limpeza. No local, foram encontradas fezes de ratos e baratas.

A regularização deverá ser feita no prazo de 30 dias. Na Rua Antônio Maria Coelho, um bar foi interditado porque funcionava sem alvará.

Outro bar teve a atividade comercial suspensa porque estava sem o devido registro no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas da Receita Federal. Um hotel inspecionado na Rua Joaquim Murtinho foi notificado pelo Corpo de Bombeiros para se adequar às normas de segurança, o que inclui indicação de saída emergencial e extintor de incêndio calibrado.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, declarou que as fiscalizações serão intensas com o intuito de exigir as normas legais dos estabelecimentos comerciais e, ainda, de garantir o pleno direito de ir e vir dos cidadãos. "Será uma operação constante sem data para terminar. Estamos fiscalizando bares, hotéis e outros estabelecimentos com apoio das forças de segurança e da Vigilância Sanitária. A nossa missão é garantir a paz social e a segurança aos cidadãos que moram e trabalham no Centro de Cuiabá".

Palhares ainda reforçou a existência de canais de comunicação ao cidadão para encaminhar denúncias de irregularidades. "A secretaria de ordem pública disponibiliza o 3616-9614, com WhatsApp, e também pode ser acionada a Polícia Militar e a Polícia Civil pelos números 190 e 197".

A futura secretária municipal de segurança pública, Coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, destacou que a fiscalização na região do patrimônio histórico de Cuiabá será intensa na gestão do prefeito Abilio Brunini. "É um compromisso de garantir a paz social. Com ações de fiscalização e prevenção sempre nas conformidades da lei".

REGRAS

O fiscal da Vigilância Sanitária Fiscal, Alex Sandro Henrique, fez um alerta aos proprietários de bares, restaurantes e hotéis. Para não enfrentar transtornos como fechamentos provisórios, é necessário intensificar a limpeza, ainda mais em um período chuvoso.

"O que a vigilância sanitária faz é exigir regras de higiene, conservação e segurança alimentar. É recomendável a dedetização para controle de pragas. Estamos em um período crítico de chuva que é favorável à disseminação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya". O sargento do Corpo de Bombeiros, Robson Rodrigues dos Santos, ressalta que o alvará contra incêndio é imprescindível à ordem pública.

"É uma norma de segurança importante à coletividade que não é burocrática. Peço, encarecidamente, que os comerciantes procedam com a regularização junto à Prefeitura de Cuiabá".

RETOMA-CUIABA3.jpg

RETOMADA-CUIABA.jpg

RETOMADA-CUIABA3.jpg

RETOMADA-CUIABA4.jpg

RETOMADA-CUIABA2.jpg

Comentários (12)

  • CIDADAO CUIABANO |  19/01/2025 09:09:11

    ESSA SECRETÃRIA É CHARMOSA DEMAXXXXX XOMANO!!!! NOSSO PREFEITO ACERTOU...ALÉM DE SER UMA GATA É EXTREMAMENTE COMPETENTE.

  • Eurides |  18/01/2025 21:09:53

    Fiscalizar a praça Popular ,não estão respeitando as calçadas, pedestres correndo riscos de ser atropelados por carros.

  • Fabienne  |  18/01/2025 15:03:09

    Por favor ? porque não vão fiscalizar a placa Ipiranga, aí que ? nojo, então vendendo, e comendo alimentação no meio dos pombos, aí está super contaminado com as fezes dos pombos. ?

  • clovis |  18/01/2025 14:02:36

    Fiscalização é necessária pois gera compromisso com a coisa certa junto aos comerciantes e empresários e dá confiança aos usuários e turistas.

  • Zé Cuiabano  |  18/01/2025 11:11:02

    A REGIÃO CENTRAL ESTà PRECISANDO URGENTE DE FISCALIZAÇÃO, ISSO NÃO ACONTECE A MUITO TEMPO. MUITAS LOJAS FUNCIOANDO SEM ALVARà DE FUNCIONAMENTO. O MUNICÃPIO NAO ARRECADA E NÃO TEM COMO PAGAR AS CONTAS NÃO RETORNANDO OS SERVIÇOS PARA A SOCIEDADE CUIABANA. NÃO É JUSTO PARA AQUELES QUE PAGAM.

  • Eleitor |  18/01/2025 07:07:56

    Choque de ordem. Gostamos.

  • Beto |  18/01/2025 06:06:31

    Esses estabelecimentos servem para homens q porcuram um pouco de diversão boa . E as lindas meretrizes ganharem um dim dim honesto. Só existem esses lugares no mundo todo ,pq as esposas não dão carinho suficiente para seus maridos pq se desem seus maridos não procuravam sexo dessas lindas mulheres né Só

  • Eu |  17/01/2025 22:10:55

    Lendo alguns comentários aqui, e constatando que alguns gostam é da nojeira msmo né. Parabéns Secretária Juliana Palhares

  • Dona Inacia |  17/01/2025 22:10:28

    Tem que fisscaliza os bordeis e moteis do cpa tambem.

  • Jose |  17/01/2025 22:10:11

    Prefeito, ja que deseja e esta caminhando pra este lado, passe a pedir Apoio ao Corpo de Bombeiros pra fiscalização nos Edifícios Residências, onde inumeros não cumprem com a Lei e tudo se leva no peito, isso é um perigo a quem neles residem, portas corta fogo quebradas, portas de acesso a instintores de incendio e rota de fuga fechadas, sem iluminação em seu Teto para vizualicao de Aeronaves e afins, em Resumo, ta bem bagunçado isso....

  • Rogerio de assis |  17/01/2025 22:10:02

    Verdade André, acho que o prefeito queria estar no lugar das mulheres lá no porto

  • Andre |  17/01/2025 21:09:11

    Esses hotéis sempre foram usados como motel de valor acessível..parece que o prefeito tem um pequeno trauma em relação a esse assunto..

Confira também: Veja Todas