Cidades

Sábado, 15 de Março de 2014, 08h24

RUMO A COPA

Parceria irá revitalizar 14 praças de Cuiabá para a Copa

DC

Divulgação

 

Visando embelezar a cidade para a Copa do Mundo de 2014, foi anunciada a revitalização de 14 praças da cidade em parceria entre a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e Prefeitura Municipal. De acordo com o superintendente da AMM, Darci Lovato, o projeto foi elaborado por uma equipe da associação e entregue para a Secopa durante uma reunião na quinta-feira. Agora, cabe ao órgão governamental e à prefeitura colocarem o projeto em prática. “A execução será feita pela Secopa e prefeitura. O processo já está sendo articulado”, afirmou Darci. 

De acordo com o projeto, as praças da República, Alencastro, Caetano Albuquerque, Bispo Dom José, Maria Taquara, Clovis Cardoso, Major Bueno, Antonio Correa, General Mallet, Santos Dumont, Oito de Abil, Luiz de Albuquerque e Eurico Gaspar Dulta apresentam problemas relacionados a paisagismo, iluminação, equipamentos, pontos de táxi, parquinhos, e outros. 

Na última segunda-feira, a reportagem do Diário abordou a situação da Praça da República, no centro da cidade, que reflete o descuido do poder público e a falta de zelo por parte da população. No coração da cidade, no entorno de pontos turísticos como o Museu Histórico de Mato Grosso e o Palácio da Instrução isto é notado. 

Paulo Fernandes, assessor da Secopa, contou que já existe uma solicitação para que o diagnóstico seja feito em praças de Várzea Grande. Além disso, uma já foi realizada uma reunião com vários empresários de Cuiabá visando apoio para campanhas de sensibilização que serão lançadas para a população.

O embelezamento da cidade já vem sendo tratado pela administração municipal desde 2013, quando as rotatórias das avenidas começaram a ser revitalizadas. Atualmente é possível ver que elas estejam recebendo o plantio de flores e mudas. As principais avenidas também vão ser arborizadas. 

A praça Oito de Abril, por exemplo, localizada na parte mais alto da avenida Getúlio Vargas, já passou por uma reforma completa 2008. Moradora da região, Luciana Mara, 43 anos, acredita que o local ainda segue conservado em comparação as demais praças da cidade. “Não vejo muitos problemas aqui. Mas se for para melhorar e deixá-la mais bela, apoio a revitalização”, disse. 

Para a Luciana, o foco do projeto de revitalização deve ser o centro da cidade, por se tratar de um local que recebe muito fluxo de pessoas. “Apoio a revitalização para embelezar nossa cidade, mas espero que depois da Copa, essas medidas continuem. Queremos apresentar uma cidade bonita aos visitante, mas também queremos sentir prazer de morar aqui”, finaliza. 

Confira também: Veja Todas