Cidades

Sexta-Feira, 11 de Abril de 2014, 10h15

Unemat implanta Arquivo Central na sede em Cáceres

Da Redação

O Arquivo Central na sede da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é revigorado desde a chegada de um arquivista nomeado após aprovação no concurso dos Técnicos de Nível Superior, realizado pela Unemat em 2011.  O profissional encontrou no espaço um depósito de documentos, que aos poucos será totalmente sistematizado. O objetivo é racionalizar e tornar eficaz a guarda e o acesso desde a produção até o destino final dos documentos da Unemat, que podem ser eliminados ou guardados permanentemente, de acordo com o período que os caracterizam: corrente, intermediário ou permanente.

O trabalho de gestão de documentos de arquivo, que prevê o planejamento e controle das atividades de produção, classificação e recuperação, avaliação, descrição e difusão, proteção e preservação de documentos de arquivo, será estendido aos 13 campi da universidade. O trabalho junto aos campi começa neste mês, cada um dos 13 terá um servidor responsável pela documentação de sua unidade e pelo auxílio e o repasse de documentos ao Arquivo Central. O setor também preparou um material explicativo para os campi onde consta inclusive o tempo de guarda e em qual arquivo deve ser guardado cada documento da instituição.

Quanto à eliminação de documentos o arquivista da Unemat, Murilo Bragato, adverte: “para eliminar documentos primeiro é preciso classificá-los de acordo com os códigos da Tabela de Temporalidade, depois inserí-los na listagem de Eliminação de Documentos, na sequência serem apreciados pela Comissão Permanente de Avaliação, retornar ao Arquivo Central, ter a listagem publicada no Diário Oficial e depois aguardar 30 dias para então serem fragmentados e reciclados. Nenhum tipo de documento deve ser queimado”. 

Confira também: Veja Todas