Cidades

Sexta-Feira, 24 de Julho de 2015, 14h29

VERGONHA NACIONAL

VG encontra mais 2 toneladas de remédios vencidos na gestão Walace

Da Redação

VGNotícias

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande passa a investigar um novo caso de desperdício de medicamentos. Foram encontradas mais de duas toneladas de medicamentos vencidos em salas do Centro de Controle de Zoonoses e nas Unidades de Saúde. Os remédios estão sendo encaminhados para um depósito da Prefeitura para armazenamento e catalogação. O relatório final dessas novas denúncias também será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

Essa ação faz parte do processo de investigação da Secretaria Municipal de Saúde de medicamentos vencidos. No dia 16 de julho, foi protocolado junto ao Ministério Público Estadual a primeira denúncia de 400 mil itens de medicamentos com prazo de validade expirados encontrados na Central de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (Cadim).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo os medicamentos vencidos encontrados no Centro de Zoonozes e nas Unidades deveriam ter sido utilizados para tratamento de doenças como epilepsia, convulsão, gastrite, úlcera, infecção urinária, parasitose intestinal, dor e febre. “Estamos deparando com uma situação fruto de má gestão do dinheiro público. O nosso papel é o de detectar e denunciar. O processo de catalogação é um pouco demorado devido ao montante de medicamentos que passa pela verificação de prazos de validade, lotes, empresas e tipos. Após a conclusão desse levantamento, além de abrir Processo Administrativo Interno estaremos encaminhando para as Autoridades competentes o relatório desses novos casos”, explicou.  

Cassius Clay esclarece ainda que quando foi feito o transporte dos medicamentos do Centro de Zoonozes e das Unidades para o depósito foi encontrado no local de armazenagem equipamentos médicos hospitalares sucateados. Estavam lá jogados no depósito da Prefeitura sete incubadoras utilizadas em UTI’s neonatal, aparelhos de Raios-X, camas hospitalares, aparelho de foco cirúrgico e armários. “Esses equipamentos deveriam ter sido no mínimo reutilizados após conserto, mas o que virou foi sucata. Isso demonstra mais um descaso com a população que necessita desses investimentos que foram feitos e não utilizados. O que podemos classificar que essa situação toda se trata de crime social. Sobre os equipamentos médico hospitalares também passarão por triagem e será objeto de investigação."

VEJA MAIS

Ex-secretário nega gastos com remédios vencidos em VG

Lucimar lança reforma do PS e vê "crime social" de Walace em VG

MP de Contas quer que TCE investigue remédios vencidos em VG 

VG investiga descarte de 400 mil medicamentos vencidos

Médico, ex-prefeito de VG deixa estragar 400 mil remédios

Comentários (9)

  • Katiane Arruda |  25/07/2015 07:07:37

    Drº Cássius, sugiro mais fiscalização nesta secretaria, abre os olhos em alguns servidores efetivos, como este Renfro, outra dica é preciso colocar sistema de ponto digital urgente, vai ter muita gente que vai pular alto, esta secretaria merece atenção, pois são vidas que estão em jogo e sei que o senhor e Lucimar são humanos e vão colocar ordem nesta secretaria!!!!!!!!!!!!!

  • nico |  25/07/2015 06:06:41

    MP precisa ir a fundo para tirar a limpo, tudo o fizeram nessa Prefeitura, na gestão Wallace

  • Os Varzeagrandenses |  24/07/2015 16:04:56

    Drº Cássius Secretário de saúde de VG. confiamos no seu trabalho em prol da saúde de VG e também no MPC e MPE ambos do Estado de MT, queremos JUSTÇA, VG não merece isso, o povo varzeagrandense merece respeito, são vidas que estão em jogo, Nosso Governador Pedro Taques nos ajuda!!!!!!

  • Olho digital |  24/07/2015 16:04:47

    Drº Cássius fique atento a alguns coordenadores, superintendente, farmacêutica, etc... que estão ao seu redor, pois em relação a este desperdício alguns deles eram de confiança da gestão passada,como este Renfro!!!!!

  • MARIO |  24/07/2015 16:04:40

    MEU DEUS DO CÉU...TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS.....E AINDA FALA EM VOLTAR????? PRA QUÊ??? PRA ACABAR COM O RESTANTE????? SERà QUE VAI EXISTIR ALGUM JUIZ SEM JUÃZO QUE IRà APROVAR A VOLTA DESSE CIDADÃO????? E O PRONTO SOCORRO SEM REMÉDIO E PACIENTES PADECENDO, MORRENDO E REMÉDIOS GUARDADO??? PRA QUÊ????? QUEM TORCE PELA VOLTA DELE É SÓ OS MAMADORES MESMO, ACORDA POVO DE VG, ACORDA JUSTIÇA, ISSO É UM DESCASO, UMA FALTA DE RESPEITO COM A VIDA DE MUITOS E QUANTOS NÃO MORRERAM PRECISANDO DESSES REMÉDIOS???? FALA SÉRIO....

  • EDSON VIOEIRA |  24/07/2015 16:04:38

    ACHO QUE O SECRETÃRIO CASSIUS CLAY ESTA METENDO OS PÉS PELAS MÃO E COMETENDO EQUÃVOCOS E FALTANDO COM A VERDADE. OS MEDICAMENTOS QUE ESTÃO ARMAZENADOS NO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOZES SÃO MEDICAMENTOS QUE Jà FORAM OBJETO DE AUDITORIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E Jà AUTORIZADOS A SEREM INCINERADOS E SÓ NÃO FOI REALIZADA EM VIRTUDE DA FALTA DE EMPRESA ESPECIALIZADA NO MERCADO EM MATO GROSSO. O QUE O SECRETÃRIO DE SAÚDE TERà QUE EXPLICAR É QUAL FOI A FORMA DA AQUISIÇÃO DE MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS EM MEDICAMENTOS CONFORME AMPLAMENTE DIVULGADO PELA IMPRENSA ESCRITA E FALADA, POIS ATÉ O MOMENTO NÃO FOI APRESENTADAS AS NOTAS FISCAIS DE MEDICAMENTOS E INSUMOS UTILIZADOS NO PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE VÃRZEA GRANDE.

  • De olho na saúde de VG |  24/07/2015 16:04:38

    Ministério Público do Estado de MT, acreditamos que serão punidos estes EX Gestor, EX secretário de saúde e EX Primeira Dama, para aqueles que não sabem estes são médicos. VERGONHOSO NÉ!!!!!!!!

  • José Carlos |  24/07/2015 15:03:53

    Liga não, depois vem mais quatro, mais oito, mais doze, e aí por diante !!!

  • BRUNO |  24/07/2015 15:03:52

    E O JANIO CALISTO ARROTANDO P TODO LADO QUE ESSE INCOPETENTE AINDA VOLTA...

Confira também: Veja Todas