Quarta-Feira, 21 de Maio de 2014, 16h55
Maestro mato-grossense é finalista em concurso internacional
Da Redação
O maestro Leandro Carvalho, regente da Orquestra do Estado de Mato Grosso, está entre os 18 finalistas do “Evgeny Svetlanov Conducting Competition”, um dos mais importantes concursos internacionais de regência. Realizado a cada quatro anos, a edição de 2014 será na França e contou com mais de 500 inscrições provenientes de 30 países.
Leandro é o único sul-americano classificado e aponta que esta é a porta de entrada para outras oportunidades. “Estou feliz e honrado, já me sentindo vitorioso em fazer parte deste grupo tão seleto. Estou confiante que novas oportunidades surgirão a partir desta experiência. Agora é estudar, estudar, estudar”, afirmou.
O secretário de Cultura, Fabiano Prates, parabeniza o maestro, reconhecendo que este o resultado do esforço e dedicação de Leandro, aliado ao apoio permanente do Governo e de entidades que valorizam a arte e a cultura no estado. “Estou orgulhoso por ver um mato-grossense representando o Brasil em um concurso internacional, espero que ele saia vitorioso desta competição, mas de qualquer maneira, o fato de ele chegar a esta etapa final já é uma grande conquista”, disse.
A prova final acontece em Paris no dia 28 de junho. No corpo de jurados e comitê de honra estão alguns dos maiores nomes da regência da atualidade como Zubin Mehta, Riccardo Muti, Valery Gergiev, Myung-Whun Chung, Vladimir Ashkenazy, Jesús López-Cobos, o pianista Evgeny Kissin, entre outros.
Confira a lista dos finalistas:
Samuel Burstin (UK) – Leandro Carvalho (Brazil/Italy) – Ivan Cherednichenko (Ukraine) – Marzena Diakun (Poland) – Mihhail Gerts (Estonia) – Ayyub Guliyev (Azerbaidjan) – Quentin Hindley (France) – Alexey Kirillov (Russia) – Stanislav Kochanovsky (Russia) – Vladimir Kulenovic (USA/Serbia) – Lio Kuokman (Macao) – Kalle Kuusava (Finland) – Chen Lin (China) – Julien Masmondet (France) – Andris Rasmanis (Latvia) – Ena Shin (South Korea/USA) – Vasily Valitov (Russia) – Kseniya Zharko (Russia)
Leandro Carvalho
A orquestra de Mato Grosso foi criada em 2005 numa iniciativa do Governo do Estado em parceria com empresas privadas de diversos segmentos.
O maestro Leandro Carvalho está a frente da Orquestra desde a sua fundação. Reconhecido pelo público e pela crítica especializada como um dos músicos mais expressivos da nova geração de artistas brasileiros, ele tem uma sólida formação musical. Graduou-se em Música Erudita pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, sob orientação do violonista Turíbio Santos, fez pós-graduação em Regência Orquestral no Conservatório de Utrecht, Holanda, sob orientação do maestro holandês Jurgen Hempel, e na Inglaterra, estudou com os maestros George Hurst, Denise Ham e Rodolfo Saglimbeni. Leandro tem revelado sua inquietude criativa em concertos e gravações: nove CDs gravados, com destaque ao resgate e à recriação da obra de João Pernambuco, Levino Conceição, João Pacifico e Tom Jobim, aos trabalhos em duo com os mestres Turíbio Santos e Baden Powell, e aos concertos no Brasil e exterior, como o concerto de estréia na Europa em julho de 2002, no Royal Festival Hall, Londres.
Além de um conjunto de compositores clássicos conhecidos, a Orquestra de Câmara de Mato Grosso mantêm no repertório algumas músicas tocadas com violas de cocho, instrumento típico do pantanal mato-grossense, confeccionado em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância. O maestro se orgulha de esta ser a única Orquestra do país a incluir instrumentos ‘populares’ no seu repertório permanente, o que a torna interessante, atraindo a curiosidade de um grande público. O secretário Fabiano garante que a SEC/MT pretende manter o apoio as iniciativas da Orquestra, “fomentar a arte e a cultura mato-grossense é fazer crescer as nossas raízes e mostrar a nossa identidade ao estado, país e mundo”, afirma.
Dupla nega plágio; vê falácia de compositor e protesta nas redes
Domingo, 09.02.2025 19h20
Empresária de Cuiabá vence concurso de beleza aos 81 anos
Domingo, 09.02.2025 18h14
De Santo Amaro à Cuiabá, escola de samba retrata fé na Arena
Domingo, 09.02.2025 18h05
Noivo de miss, cantor tem fazenda com 25 mil cabeças de gado em MT
Sábado, 08.02.2025 19h05
Projeto terá oficinas de capoeira, trança nagô e outras atividades
Sábado, 08.02.2025 09h48