Economia

Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2024, 16h58

BIOCOMBUSTÍVEIS

Construção de fábrica de etanol de milho gera 700 empregos em MT

Estado se torna referência nacional em equilíbrio socioeconômico

Da Redação

 

O governador Mauro Mendes visitou, neste domingo (25.08), a construção da primeira usina de etanol de milho de Tapurah, e destacou o grande potencial que o setor de biocombustíveis tem em Mato Grosso. Durante a visita, o governador disse que grandes investidores têm mostrado muito interesse pelo setor em Mato Grosso. 

“Visitei a obra da nova usina de etanol em Tapurah, um projeto grandioso que mostra a força do empreendedorismo na nossa região. A dimensão da obra, e a construção de uma segunda usina semelhante em Diamantino, demonstram a confiança dos investidores no potencial do nosso Estado. Essa iniciativa vai impulsionar a produção, gerar empregos e colocar Mato Grosso na vanguarda do setor de biocombustíveis, mostrando ao mundo a força da nossa economia”, afirmou Mauro Mendes.

Em 2023, o Estado liderou o ranking nacional de produção de etanol de milho, somando 4,4 bilhões de litros produzidos, representando 73% de toda a produção no país. Para Mauro Mendes, o investimento demonstra o avanço no processo de industrialização no Estado, que tem se destacado no mercado nacional e internacional pela grande capacidade de produção.

“O Governo de Mato Grosso acredita no potencial produtivo desses investimentos e como eles contribuem com todas as regiões do estado. Com o fortalecimento e consolidação do setor industrial, potencializamos a nossa capacidade de expansão na produção de alimentos e biocombustíveis de forma sustentável para o mundo”, ressaltou.

Em sua totalidade, a usina terá capacidade para processar 1 milhão de toneladas de milho por ano, correspondendo a mais de 1,3 milhão de litros de etanol por dia. Atualmente, emprega cerca de 700 pessoas, com expectativa de alcançar mais de mil trabalhadores nos próximos meses.

Comentários (9)

  • Eli Ferreira  |  28/08/2024 13:01:51

    Se vcs da folha tiver contato dessas empresas ,tanto de taphura quanto de Diamante,me passa o contato pelo whatsapp 66 992550425 Ferreira tour Agradeço

  • Paulo |  27/08/2024 17:05:54

    O Etanol e o mesmo caso da carne em MT do que adianta MT ser o maior produtor do Brasil se nos pagamos mais caro que em outros Estados , o Etanol já está a mesma coisa, quanto mais usinas mais caro fica , a única coisa são os empregos isso e verdade , mais o governador está bajulando porque sabe que e um.mar de dinheiro que entra pra ele , o certo gente e nós esforçamos e compra um carro elétrico ou híbrido aí sai das mãos desses mafiosos que explora o cidadão .

  • Zé da juquira |  27/08/2024 17:05:04

    Muito bom Mauro Mentes , só não esqueça de divulgar que essa empresas são todas financiada pelo governo federal e Estadual e que ,o preço do álcool aumenta a cada dia , quanto mais usinas instalam mais o álcool sobre ,sem explicação ,pois deveria ser ao contrário , e o Sr só pensa na arrecadação de impostos , quero ver agora com a chegada dos carros híbridos e elétricos , nos próximos anos ficaram o mesmo preço do a combustão e pobre também começará a comprar esses carros , vai haver uma queda no consumo de álcool no.minimo de 50% nos próximos 5 ,6 anos , aí quero ver vcs venderem álcool a 4 reais .

  • Ana |  27/08/2024 16:04:57

    Fico admirada com os comentários abaixo, tanto desconhecimento com relação ao assunto. Vão primeiro se informar para depois comentar, por favor!

  • Joaquim, servo de Deus  |  27/08/2024 16:04:53

    E quantos empregos gerou as empresas da familia Mendes, que devem juntas 157 MILHÕES em impostos, além de FGTS de funcionários e afins?

  • Jorge da Biblioteca |  27/08/2024 13:01:41

    Ui! 700 empregos... kkk

  • muito louco |  27/08/2024 08:08:46

    Vejamos o importante, com 16 industrias produzindo etanol em MT, por que o litro do mesmo está quase 4,00 Reais, é simplesmente um absurdo o que acontece nessa merda de Estado que só dá previlégios para quem tem dinheiro, e o povo que trabalha e ganha salário de cachorro que se exploda.

  • Rubens José Lucas  |  27/08/2024 07:07:29

    É lamentável que só se pense em impostos. Bem antes do que se imagina derivados do milho e da cana de açúcar irão desaparecer, então teremos que nos alimentar de álcool anidro.

  • Talles |  26/08/2024 17:05:03

    Em Sinop, tem uma, em Lucas tem outra e quem abastece a baixada Cuiabana é Novo Milênio em Mirassol, Cooperb em Lambari, e barracos em Barra do Bugre, essas aí o etanol é todo para exportação, o povo Mato grossense mesmo não vê um litro desse etanol

Confira também: Veja Todas