Economia

Domingo, 30 de Março de 2014, 01h14

Crescimento no Brasil precisa ser conduzido por investimentos, diz diretor do FMI

Agência Estado

O Brasil enfrenta um período mais difícil, à medida que chega ao fim do recente boom dos preços das commodities. Assim, para manter o crescimento, o País depende cada vez mais dos investimentos. A opinião é de Alejandro Werner, diretor para o Western Hemisphere Departament do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo ele, que participa do Fórum Econômico sobre a América Latina do Institute of International Finance (IIF), na Bahia, o Brasil tem uma das menores relações de investimento sobre o PIB e precisa reverter esse quadro. Werner afirmou ainda que o País precisa recuperar sua indústria. E citou a necessidade do controle fiscal e também do atual aperto monetário em função do nível inflacionário.

Esse cenário é compartilhado por muitos países na América Latina, diz, especialmente os países do cone sul. Essas economias caminham próximas dos seus potenciais de crescimento, com baixo índice de desemprego, mas com o desafio do fim do boom das commodities. Dessa forma, precisam ampliar as taxas de investimentos na economia para reverter o quadro de crescimento baixo.

O quadro internacional traz pontos positivos, como a melhora \"significativa\" da economia dos Estados Unidos, e com a Europa devendo fechar o ano com crescimento positivo, ante uma retração em 2013. Além disso, a China deve crescer 7,5%, apesar desse cenário mostrar ainda incertezas.

Por fim, Werner acredita que o fluxo de capitais para os países emergentes deve continuar, apesar de ter aumentado a diferenciação entre as nações de acordo com os fundamentos de cada uma delas. Nestes primeiros meses do ano, foi visto ainda uma recomposição dos fluxos revertidos no fim do ano passado, mas com uma presença menor de investidores varejo e um maior interesse de aplicadores sofisticados, o que deve levar a uma reprecificação dos ativos.  

Confira também: Veja Todas