Mundo

Sexta-Feira, 09 de Maio de 2014, 14h49

\'Bolsa Família está além de partidos\', diz ministra

Terra

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, voltou a rebater as críticas de que o programa Bolsa Família tem cunho eleitoreiro. Segundo ela, o alcance, a impessoalidade e os resultados do programa de transferência de renda o colocam “acima de partidos ou governos”.

\"O Bolsa Família está presente em todo o País, independente (do partido à frente) da prefeitura. Se a família é pobre e tem direito, entra no programa independente de critério político. Isto, a meu ver, é a maior garantia que temos (de que o benefício não seja usado indevidamente, com finalidade política)\", declarou a ministra ao participar, nesta sexta, do programa Bom Dia, Ministro.

A ministra explicou que o aumento de 10% no valor pago aos beneficiários, anunciado na semana passada, atende aos critérios do programa. De acordo com Tereza Campello, desde junho de 2011, quando foi lançado o programa Brasil Sem Miséria, o governo federal adota a cifra de US$ 1,25 /dia como patamar mínimo de acordo com o recomendado pela Organização das Nações Unidas, nos Objetivos do Milênio. \"Estamos seguindo critérios internacionais baseados na manutenção da paridade do poder de compra, uma regra internacional usada para comparar o poder de compra entre países\", acrescentou a ministra.

\"Aí, algumas pessoas dizem, ‘ah, a presidenta deu reajuste porque é ano de eleição’. Não. Em menos de três anos e meio, o governo já concedeu 6 reajustes. A cada seis meses, praticamente, tivemos uma modificação. Estamos dentro de um trabalho regular, normal. O que não podemos é achar que devemos prejudicar a população pobre só porque este é um ano eleitoral\", explicou.

Confira também: Veja Todas