Mundo

Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2025, 14h00

VÉIO DA HAVAN

Boulos apresenta projeto para punir empresários golpistas

Proposta busca vetar de licitações empresas que financiem tentativas de golpe

FOLHA DE S. PAULO

 

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) propôs um projeto de lei para penalizar empresas que financiem tentativas de golpe de Estado, como os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. O texto, protocolado na Câmara nesta terça-feira (4), estabelece que empresas que apoiem ou financiem esses movimentos ficarão proibidas de participar de licitações e de celebrar contratos com a administração pública por até 20 anos.

"O Véio da Havan é um exemplo didático e cristalino desse perfil que queremos combater, e daí o nome do projeto", diz Boulos, em alusão ao empresário bolsonarista Luciano Hang.

O psolista disse, ainda, que se trata de uma medida para combater o "golpismo bolsonarista". "O Véio da Havan foi citado na delação de Mauro Cid como um dos empresários que pediram para Bolsonaro 'virar a mesa'. Suas lojas também foram pontos de concentração de golpistas. Isso é inaceitável", afirmou o deputado, em nota.

Ao Painel, Hang classificou as declarações de Boulos como infundadas. "A proposta intitulada "Véio da Havan" é um absurdo e totalmente descabida, porque vem carregada de falsas e graves acusações. Jamais atentei contra o Estado de Direito", diz o empresário.

"Me causa espanto que alguém com essa mentalidade ocupe um cargo de deputado federal", prosseguiu o empresário. Hang também disse que nunca participou e jamais participará de licitação pública.

Na delação, Cid relatou que Hang participou de um grupo de empresários favoráveis a impedir a posse de Lula. A reunião teria acontecido em 7 de novembro de 2022, uma semana após a vitória de Lula no segundo turno.

O ex-braço direito de Bolsonaro afirmou que Hang e outro empresário pediram que o ex-presidente exigisse do Ministério da Defesa um relatório "mais maduro" sobre as supostas existências de fraudes nas urnas eletrônicas e no sistema eleitoral para que pudessem "virar o jogo".

 

Comentários (2)

  • Carlos Nunes |  06/02/2025 16:04:38

    Pois é, GOPI? Que GOPI? Tio MÚCIO, nosso Ministro da Defesa, que naturalmente deve entender de GOLPE pra burro...senão nem seria Ministro da Defesa, em duas entrevistas, disse que não houve tentativa de Golpe nenhum. Mas sim PURO VANDALISMO por parte de alguns. VANDALISMO é VANDALISMO, uai. Golpe é Golpe. Teve 1 idiota que quebrou o Relógio. Derrubar Relógio não é Golpe...é VANDALISMO. Aí, o ex-Ministro do Supremo MARCO AURÉLIO DE MELLO disse que o que houve foi ARRUAÇA por parte de alguns. Numa entrevista ressaltou: STF não tem competência para julgar ARRUACEIROS do dia 8, diz Marco Aurélio de Mello. Os manifestantes, nenhum tinha Foro Privilegiado pra ser julgado pelo Supremo. Os Processos sobre os supostos crimes deviam ter começado na Primeira Instância da Justiça Federal. Um grande erro jurídico da História do Brasil. Transformaram o Supremo, de maior Corte Constitucional do país, RESPEITADÃSSIMA, em Vara Criminal do tio Xandão. Cidadãos e cidadãs comuns não podem ser julgadas pelo Supremo, pois a sentença que for dada, não tem pra quem recorrer. A tal da AMPLA DEFESA foi surrupiada...Advogados reclamaram pra burro que não tiveram acesso aos clientes, não puderam acompanhar os Inquéritos nem ter acesso às Imagens do dia, pra ver o que cada um fez ou não fez. Cadê as Imagens? Tia LINDÔRA ARAÚJO denunciou a tal "pesca probatória". Prendem as pessoas sem provas....enquanto fuçar a vida dela pra ver se encontram alguma coisa pra condena-la. Tio GLENN GREENWALD publicou na Folha: E se não encontrarem coisa alguma? Usem a CRIATIVIDADE que encontram. Apareceu no Brasil a tal da Narrativa Criativa. Tinha "alguém" que queria sequestrar e enforcar alguém..."alguém" que queria até envenenar de pancada o Presidente, o Vice e Condenador-mor do país. Esse "alguém" jamais vai aparecer, pois é só um personagem fictício da Narrativa Criativa. Um dos maiores Juristas do Brasil, IVES GANDRA MARTINS, enfatizou: Golpe É FICÇÃO, estilo Steven Spielberg.

  • JOAO DA SILVA |  06/02/2025 16:04:25

    SEM MORAL LIXO BRASILEIRO NADA PRODUZ

Confira também: Veja Todas