Sexta-Feira, 23 de Maio de 2014, 06h43
Cientistas descobrem tratamento para diabetes que desacelera consumo de insulina
UOL
A descoberta de um composto que desacelera a degradação natural da insulina em animais poderia dar lugar a um novo tratamento para o diabetes em humanos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (21) pela revista britânica Nature.
Uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard (EUA) descobriu o inibidor 6bK, o primeiro que bloqueia a enzima que degrada a insulina (IDE, na sigla em inglês), testado em um experimento com ratos.
Até agora, os tratamentos para o diabetes tentavam compensar a resistência à insulina com a injeção direta deste hormônio ou mediante a administração de remédios que estimulavam sua secreção ou tornavam o corpo mais sensível.
No entanto, não se tinha conseguido reduzir a degradação natural da insulina, apesar de que, há décadas, se trabalha com a hipótese que o bloqueio do IDE fosse uma porta para novos tratamentos, especialmente contra o diabetes tipo 2, na qual o organismo apresenta resistência à insulina.
A pesquisa revela também que o IDE regula os níveis de açúcar em sangue através do controle dos hormônios peptídicos glucagon e amilina, envolvidos no processo de regulação da glicose.
O catedrático de Química e Biologia Química da Universidade de Harvard David Liu, pesquisador neste projeto, comentou que este estudo demonstra que o arrefecimento da degradação da insulina apresenta \"benefícios nos animais\" e que, portanto, \"é útil como tratamento\".
Os cientistas destacam que há um longo caminho até conseguir que este composto se comercialize como fármaco, mas sublinham que sua descoberta aponte para o IDE como novo objetivo para se conseguir novos tratamentos contra o diabetes.
Governo reduz limite de ultraprocessados na merenda escolar
Quarta-Feira, 05.02.2025 05h00
Policial é morto por outros agentes na frente de delegacia
Quarta-Feira, 05.02.2025 04h00
PCC movimentou R$ 20 mi com tráfico interestadual de drogas
Quarta-Feira, 05.02.2025 03h00
Geração Z está sendo demitida em poucos meses, por ser desmotivada
Quarta-Feira, 05.02.2025 00h00
STF mantém prisão de quatro condenados pela tragédia da boate Kiss
Terça-Feira, 04.02.2025 22h00