Mundo

Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 09h00

EXPLOSÃO

Rússia erra alvo e acerta o próprio território com míssil

EXTRA

 

Um míssil disparado pelas forças da Rússia no último sábado (1/2) acabou caindo no próprio território russo, na região de Lipetsk, em vez de atingir linhas inimigas na Ucrânia. A queda do míssil foi registrada pela câmera de segurança de um carro que passava pela área:

O vídeo mostra uma enorme bola de fogo logo após o míssil pousar a poucos metros de uma via pública em uma área arborizada.

"Moradores de uma vila no distrito de Yeletsky ouviram uma forte explosão, após a qual suas casas ficaram sem eletricidade, água e, em alguns lugares, até mesmo comunicações móveis", afirmou o canal Baza.

O incidente ocorreu a cerca de 500km da zona de guerra. O erro embaraçoso de cálculo causou prejuízo de pelo menos 7 milhões ao governo de Vladimir Putin, acreditando-se que o míssil era um Kh-22. O valor sobe para cerca de R$ 25 milhões se tiver sido um Kh-32, mais sofisticado.

O governo de Lipetsk, fiel a Putin, negou que o míssil tenha sido do tipo destacado pelo Baza, embora especialistas não tenham dúvida da sua identificação.

Confira também: Veja Todas