Polícia

Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024, 16h41

OPORTUNISTAS

Bandidos usam morte de irmãs para tentar extorquir empresários em MT

Tenente-coronel da PM orienta a bloquear números e não transferir dinheiro

ALEXANDRA LOPES

Da Redação

 

Criminosos estão usando os assassinatos brutais das irmãs Rayane Alves Porto, de 28 anos, e Rithiele Alves, de 25 anos, para aterrorizar comerciantes em Porto Esperidião (322 km de Cuiabá). Os bandidos que estão se passando por integrantes do Comando Vermelho (CV-MT) e exigindo valores em dinheiro usando as execuções das jovens como forma de ameaçar os comerciantes para que façam transferências via PIX.

Por meio das redes sociais, a Polícia Militar orientou a população a registrar boletim de ocorrência e tranquilizou, dizendo que os envolvidos no crime das irmãs estão presos. O orientação é para não fazer transferências e bloquear qualquer número que enviar mensagens exigindo valores mediante ameaças e intimidações. 

"Está ocorrendo na cidade diversas tentativas de golpes. Criminosos estão se aproveitando da situação que aconteceu no final de semana, para intimidar comerciantes, falando que pertencem a grupos criminosos e solicitam transferências via PIX. Todos os criminosos foram detidos. O que está acontecendo é uma tentativa de golpe", informou o tenente-coronel Luiz Marcelo da Silva, ao orientar que possíveis vítimas bloqueiem quaisquer números estranhos que enviarem mensagens. 

Rayane e Rithiele foram sequestradas e mortas em Porto Esperidião no último sábado (14), após uma sessão de tortura que incluiu o corte de dedos e cabelo. O faccionado do Comando Vermelho (CV-MT), Norivaldo Cebalho Teixeira, conhecido como Tuta ou Mercúrio — atualmente detido na Penitenciária Central do Estado (PCE) — é apontado como mandante do crime. Trata-se de um criminoso de alta periculosidade que é réu em ações penais por homicídios, roubo, tráfico de drogas e outros delitos.

 

Norivaldo não é considerado da alta cúpula do Comando Vermelho, mas sim uma pessoa que comandava o crime na região.

Até o momento, quatro suspeitos, incluindo Rosivaldo Silva Nascimento e Ana Cláudia Costa, tiveram suas prisões em flagrante convertidas em preventiva por envolvimento nas mortes das irmãs. Cinco adolescentes também foram apreendidos e deverão cumprir medida socioeducativa. Mercúrio teria ordenado as mortes das irmãs após elas supostamente fazerem um gesto alusivo ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção rival ao CV, e assistido ao crime via chamada de vídeo de dentro da PCE.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) informou que isolou o criminoso na PCE e investiga o uso de telefone celular para ordenar os assassinatos. Conforme divulgado na imprensa, os sequestradores obrigavam Rayane — que era candidata a vereadora em Porto Esperidião — a fazer uma ligação ao candidato a prefeito na cidade, Herculis Albertini (PSD). Na chamada, Rayane teria solicitado ajuda financeira para ser libertada do cativeiro.

Conforme a investigação inicial, o crime foi cometido em razão das irmãs terem tirado uma foto fazendo um gesto que supostamente fazia menção ao PCC. As diligências continuam para identificar a possível participação de outras pessoas no crime.

Ao todo, 12 pessoas já foram presas por participação no crime. As prisões e apreensões ocorreram nas cidades de Cáceres e Porto Esperidião. Os envolvidos maiores de idade serão autuados em flagrante por sequestro, cárcere privado, tortura, duplo homicídio, homicídio tentado, lesão corporal, associação criminosa e corrupção de menores. Os adolescentes serão autuados em ato infracional análogo aos mesmos crimes.

Rayane-norivaldo-cv

rayane, rithiele.jpg

rayane-candidata-morta-cv

irmas assassinadas-rayane-Rithielly

rayane alves e rithiely alves, porto esperidiao

rayane alvez e rithielly alves, porto esperidiao.jpg

Comentários (6)

  • Carlão  |  19/09/2024 09:09:34

    Covardes vermes assassinos de mulheres e grupinho que se reúne pra assassinar inocentes é Pena de MORTE ou CADEIRA ELÉTRICA. E Antes tem que levar uma TACA da vara de Bambu.

  • alexandre |  19/09/2024 07:07:41

    lula liberou 50 mil saidinhas e o juiz proibiu prender trombadinhas....

  • alexandre |  19/09/2024 07:07:34

    turma do L.

  • ARAPONGA 7007 [ detetive ] |  19/09/2024 06:06:18

    Ah [ época do Secretária Segurança Pública DESEMBARGADOR TRAVASSO ] esse CV iria virar Cava Vala. Toalha Azul aki virou Toalha Branca ano 1986

  • Cidadão de bem |  18/09/2024 17:05:39

    Os criminosos são cruéis covardes impiedosos irrecuperáveis oprimem o cidadão pra roubar sequestrar e matar pra roubar pra comprar drogas e bebidas alcoólicas, odeiam trabalhar e estudar, eles não tem nada a perder são potenciais assassinos psicopatas bandido bom é bandido morto na vala mesmo são vagabundos criminosos por pura opção safadeza sem vergonhice

  • rolão longo preto |  18/09/2024 16:04:02

    Liberação de armas já pra sociedade de bem.Ja vou adquirir a minha,claro que legalizada.

Confira também: Veja Todas