Polícia

Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024, 14h39

BBB DO CRIME

Mauro determina investigação dura após preso assistir mortes em MT

Candidata e irmã foram mortas em guerra de facções

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

Após o crime bárbaro que chocou Mato Grosso no último final de semana, no qual a candidata a vereadora de Porto Esperidião, Rayane Alves Porto (Republicanos), de 28 anos, e a irmã dela, Rithiele Alves Porto, de 25 anos, foram sequestradas, torturadas e mortas a mando de um membro do Comando Vermelho, que está preso na Penitenciária Central do Estado (PCE), o governador Mauro Mendes (UB) admitiu que houve falha no sistema prisional. Além de 'dar a ordem' para matar as jovens que, supostamente, teriam feito um gesto com a mão em referência à facção rival Pimeiro Comando da Capital (PCC), o presidiário Norivaldo Cebalho Teixeira, vulgo Tuta ou Mercúrio, assistiu a toda tortura que as irmãs passaram.

Elas foram espancadas, tiveram dedos e cabelos arrancados e por fim foram mortas a golpes de faca. Ao todo, 12 pessoas foram presas, entre elas cinco menores de idade. Nesta quarta-feira (18), Mendes admitiu a falha no sistema prisional e garantiu que cobrou do secretário de segurança pública (Sesp-MT), coronel César Augusto Roveri, uma investigação dura. "Com certeza houve [falha], e está sendo investigado. Digo mais, está sendo investigada de forma dura", enfatizou. 

A Pasta informou ainda que isolou o criminoso na PCE e investiga o uso de telefone celular para ordenar os assassinatos. Até o momento, quatro suspeitos tiveram suas prisões em flagrante convertidas em preventiva. Os cinco adolescentes apreendidos deverão cumprir medida socioeducativa. 

Mendes aproveitou o assunto para novamente criticar as "leis frouxas" do país. "O que está acontecendo no Brasil é um absurdo. As nossas leis frouxas estão permitindo isso. O bandido está amedrontando a sociedade e tem gente em Brasília brincando, achando que nada está acontecendo. As pessoas fazem um sinal de brincadeira, de repente um bandido manda matar. Vamos esperar virar um país do narcotráfico dominado como alguns países da América Latina já viraram?", indagou o governador. 

 

Conforme divulgado na imprensa, os sequestradores obrigaram a Rayane - que era candidata a vereadora em Porto Esperidião - a fazer uma ligação ao candidato a prefeito em Porto Esperidião, Herculis Albertini (PSD). Na chamada, Rayane teria solicitado ajuda  financeira, no valor de R$ 100 mil,  para ser libertada do cativeiro. O chefe do Palácio Paiaguás voltou a cobrar o Congresso Nacional leis mais duras para quem comete crimes. 

"Falo sempre sobre isso, agora não cabe a mim, governador, fazer lei, cabe a mim executar as ações do Poder Executivo. Quem faz a lei é o Legislativo, quem cumpre essas leis e faz cumprir é o Judiciário Brasileiro. Tem que ter uma revisão do Código Penal de 1940, algumas emendas e revisamentos foram feitos, mas estão muito distantes de serem um instrumento adequado para combater a atual realidade do crime no país", encerrou o gestor. 

irmas, porto esperidiao.jpg

presos porto esperidiao.jpg

MORTE IRMAS, PORTO ESPERIDIAO (1).jpeg

MORTE IRMAS, PORTO ESPERIDIAO.jpeg

IRMAS, PORTO ESPERIDIÃO (1).jpg

IRMAS, PORTO ESPERIDIÃO.jpg

rayane alves e rithiely alves, porto esperidiao

rayane alvez e rithielly alves, porto esperidiao.jpg

candidata e irma, porto esperidiao.jpg

Comentários (10)

  • Raul  |  19/09/2024 19:07:38

    O que eu falei??? O incompetente do Mauro Mendes iria jogar culpa nas leis frouxas...e blá-blá-blá .... seu burro incompetente...manda o secretário de segurança pública embora...troca a cúpula do sistema carcerário...veja quem comanda a polícia civil na região de cáceres, verifique se foi mapeado as lideranças do crime, coloque o aparato da polícia civil e militar para sufocar o crime...faça várias operações no decorrer da semana, abra vários PADs para verificar a responsabilidade pelas entradas de celulares nos presídios...LEIS JA EXISTE É SÓ O ESTADO CUMPRI-LA....onde está escrito na lei que o estado pode ficar inerte vendo os bandidos tomar conta... se mexa cara...está feio já...quer só ficar inaugurando ponte e asfalto e brigando com o Emanuel paletó

  • Sueli  |  19/09/2024 19:07:26

    Se o preso recebeu a filmagem do crime estando dentro do presídio e porque alguém deixou entrar esse celular, tem que trocar a cúpula do presídio.

  • Demin |  19/09/2024 19:07:22

    PQ O FOLHAMAX DEFENDE A NÃO DEMISSÃO DO CMT DA PM E SECRETÃRIO DE SEGURANÇA???? MT NUNCA ESTEVE TÃO TOMADO PELA BANDIDAGEM. O CMT DA PM SÓ VIVE NAS REDES SOCIAIS E O OUTRO PREOCUPADO COM O GEL NO CABELO. DOIS INCOMPETENTES.

  • ELEITOR |  19/09/2024 19:07:16

    ainda vai mandar o pedro taques calar a boca, porque disse que o crime organizado está tomando conta?

  • Judith  |  19/09/2024 18:06:15

    Isso só vai se resolver, quando houver mudança no comando da segurança de MT. Dois fracos inúteis a frente. O coronel blogueirinho cmt da PM e o secretário cabelo de gel.

  • Menfi Depei |  19/09/2024 16:04:40

    Eu acho que deveria federalizar a PCE, ja que é seguranka +, o ideal, era mudar esse presidio, pra algum lugar que estivesse, em processo de desertificação, para realmente ser, segurança máxima! Os CARCEREIROS, não dão conta de conduzir o local.

  • caio |  19/09/2024 16:04:01

    esse crime só aconteceu por que algum agente penitenciário recebeu gorda proprina para permitir a entrada de celular! Será que o individuo será processado como partícipe nos crimes por fornecimento do meio (celular)?

  • rolão longo preto |  19/09/2024 15:03:55

    Quero saber se os caras do cv vão punir o arrombado que mandou matar as meninas?

  • Jonas Seymour |  19/09/2024 15:03:43

    Só existe crime organizado porque existe um estado desorganizado.

  • Vinicius Candeias Filho |  19/09/2024 15:03:20

    Então Mauro Mendes...o Sr° não acha que já passou da hora de trocar a cúpula do Sistema Prisional de MT?

Confira também: Veja Todas