Polícia

Quinta-Feira, 08 de Maio de 2014, 19h38

MORTE NA ARENA

Operário recebeu choque de 380 volts quando usava alicate

Da Redação

 

O representante do Ministério Público do Trabalho, José Almeida, explicou que o operário Muhammed’Ali Som Alerrandro Paolo Nicholas Poseidon Maciel Afonso, de 32 anos, que morreu após uma descarga elétrica na Arena Pantanal, levou um “choque” de 380 volts, o que equivale a uma rede trifásica de 220 watts. Com isso, ele caiu de uma altura de cerca de 1 metro e acabou morrendo, mesmo após sucessivas tentativas de reanimá-lo. 

Almeida, que acompanhou parte do trabalho pericial realizado ainda no estádio orçado em R$ 605 milhões, informou que Muhammed’Ali sofreu a descarga elétrica quando “mordia” um fio de energia corrente com um alicate. O representante do Ministério Público do Trabalho disse que o órgão acompanhará a investigação para verificar se houve negligência da empresa responsável pela obra. 

Ele afirmou que, entre os equipamentos de segurança, o operário estava de capacete. Outros equipamentos não era possível precisar se ele estava usando porque houve a tentativa de reanimar o trabalhador.

Porém, alguns dos equipamentos visualizados na região do acidente não condizem com os necessários para um trabalhador que atua como eletricista.  “É preciso aguardar o trabalho pericial antes de fazer algum juízo de valor”, ponderou.

Outro ponto a ser investigado é sobre a função do operário morto na obra. Familiares disseram que ele foi encontrado como montador e não como eletricista. “É outro ponto que iremos investigar”, completou o representante do MPT.

Já a empresa que contratou Muhammed’Ali, a ETEL, disse, em nota, que o os funcionários recebem todos treinamentos para exercer múltiplas funções numa obra. Além disso, informou que o trabalhador morto foi contratado para trabalhar como eletricista.

INVESTIGAÇÕES

Tão logo foi confirmada a morte do operário, foi iniciada as investigações para apurar as causas e responsabilidades da tragédia.

Peritos da Politec ficaram até as 19 horas no setor onde aconteceu a morte em busca de detalhes sobre o ocorrido. O corpo de Muhammed\'Ali só foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) às 15 horas.

Em nota divulgada no final da tarde, o governador Silval Barbosa disse estar \"consternado\" com a fatalidade. Silval também exigiu rigor nas investigações sobre o caso.

Veja a íntegra da nota:

O Governo do Estado de Mato Grosso manifesta pesar pela morte do trabalhador Muhammad´Ali Maciel Afonso, hoje pela manhã na Arena Pantanal, vítima de uma descarga elétrica. 

Consternado, exigiu rigor nas investigações sobre as causas do acidente e as responsabilidades pelo ocorrido. 

O operário era funcionário da empresa Etel, que integra o Consórcio CLE e responde pelas instalações do sistema elétrico do estádio. 

VEJA MAIS

Jornais repercutem morte e temem pela conclusão da Arena

Após morte de operário, obra da Arena é interditada parcialmente

Operário não era qualificado e estava sem equipamentos, diz Ministério

Operário sofre descarga e morre na obra da Arena Pantanal

arena-morte

arena-morte

Confira também: Veja Todas